Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Coleção traz decorações inspiradas na pop art

Estilizações e objetos urbanos definem estilo

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O estilo pop de decoração, com sua explosão de cores plásticas e elementos da vida urbana e da cultura de massa, está no quinto volume da Coleção Folha Design de Interiores, que vai às bancas no próximo domingo, dia 10.

A força que move esse estilo é a pop art, surgida na Inglaterra nos anos 1950, mas que encontrou seu auge criativo nos EUA, com Andy Warhol, Claes Oldenburg e Roy Lichtenstein.

As estilizações que esses artistas criaram para elementos como a garrafa de Coca-Cola, a lata de sopa Campbell's, os cartazes de filmes e a publicidade --símbolos maiores da hiperconsumista sociedade de consumo que nascia forte naqueles anos-- servem de inspiração às casas de estilo pop.

Os cinco projetos apresentados no livro são marcados, além da pop art, pelo uso do plástico, pelos revestimentos de cores industriais fluorescentes e pelos macro-objetos.

Estes últimos levam, com humor, objetos em tamanho gigante para os interiores das casas. São exemplos a poltrona em formato de luva de beisebol, o pufe Sacco, de bolinhas de isopor, criado em 1968, e o cacto sintético que se revela um mancebo.

Também a linguagem das mídias e da comunicação --gibis, publicidade, brinquedos, música e cinema-- e os objetos urbanos incorporados ao lar --anúncios, letreiros de neônio, fliperamas, jukeboxes-- definem as cinco casas pop.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página