Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ator de 'Cine Holliúdy' faz paródia de artes marciais

Em longa, Edmilson Filho interpreta dono de cinema apaixonado por lutas

Comediante é protagonista do fenômeno de público no Ceará, que estreia hoje em São Paulo

FERNANDO MASINI DE SÃO PAULO

O ator Edmilson Filho, 37, gostava de assistir aos filmes do Bruce Lee na televisão. Foi ali que se apaixonou pelo cinema e pelas artes marciais. Fez aulas de kung fu, tornou-se faixa preta em tae kwon do e abriu academias de luta nos EUA, onde mora atualmente com a mulher e duas filhas.

Ele é o protagonista de "Cine Holliúdy", filme do diretor Halder Gomes que estreia no Sudeste depois de virar um fenômeno de público no Nordeste, onde levou 450 mil pessoas aos cinemas.

Edmilson interpreta um proprietário de cinema mambembe que projeta filmes no interior do Ceará nos anos 1970, quando a televisão era atração em praça pública.

O jeito de falar rápido e o uso de expressões em "cearensês", como "catrevage" (coisa velha) e "mão de pêia" (cobrir de porrada), além de sua habilidade nas cenas de luta, fizeram dele um aspirante a Jackie Chan brasileiro. Aliás, o ator chinês é uma de suas referências.

PADARIA

Edmilson é cidadão americano. No fim de 2000, foi para Los Angeles. Começou a trabalhar numa padaria, mas pediu as contas logo no primeiro dia. "Entrei às 8h e saí às 14h. Pensei: não sirvo para cortar cebola."Não falava nada em inglês. "Dava good morning' de noite". Após sete meses dando aulas particulares de luta, começou a se virar com o idioma. Abriu uma academia e se casou.

A veia de ator sempre correu junto com a aptidão para as artes marciais. Em 2010, ele investiu num curso de cinema no Arizona, onde aprendeu a esconder o sotaque e trabalhar a expressão corporal. Sobre as possibilidades de trabalho lá fora, ele é realista: "Posso fazer o papel de um latino, mas não o de um americano".

Hoje em dia, Edmilson quer aproveitar a visibilidade para decolar o trabalho de ator. Foi chamado pela Globo para fazer uma participação na série "Os Experientes", de Fernando Meirelles, na qual interpreta um segurança num assalto a banco.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página