Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Homenagem a Laerte guia festa literária em São Paulo

Questão de gênero é o tema da 8ª Balada, dedicada ao cartunista

Com debates, shows e peças, evento busca 'aproximar leitores dos escritores', segundo os organizadores

ÚRSULA PASSOS DE SÃO PAULO

Começa hoje e vai até domingo (24) a oitava edição da Balada Literária em São Paulo. O evento criado pelo escritor Marcelino Freire reúne pessoas em torno da literatura, do teatro, da música, do cinema e das artes plásticas.

Esta edição homenageia Laerte, cartunista da Folha, que participa de uma conversa amanhã, com escritores e o também cartunista Angeli.

"Fiquei emocionada quando o Marcelino me convidou. O pessoal dos quadrinhos dificilmente se vê como literatura e acho ótimo que essas fronteiras estejam caindo", diz Laerte.

O criador do evento conta que, a cada ano, a Balada se transveste de seu homenageado. "Queremos fazer uma discussão sobre a mudança de gêneros, seja literária, seja sexual", diz.

O fotógrafo J.R. Duran, que participa da programação, clicou seis autores caracterizados com o visual do sexo oposto. Duran também é o autor das imagens de Laerte que estão na exposição.

Entre os escritores nas fotos que serão exibidas durante o evento na Livraria da Vila estão a ganhadora do prêmio Saramago, Andréa del Fuego, e Ivana Arruda Leite, que participa de mesa com Vanessa da Mata.

Para Freire, o evento busca tirar a importância exagerada dada à literatura e aproximar os leitores dos escritores. "A Balada festeja a literatura lado a lado: ela está ali ao lado da batata frita, do provolone e da cerveja", diz ele, lembrando que toda a programação do festival é gratuita. "A literatura não está num casulo cheio de discursos elaborados."

Além de encontros com escritores, haverá peças de teatro, shows e a pré-estreia do filme "A Vida Não Basta".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página