Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mais real que a ficção

Ensaio sobre pré-adolescência reforça tendência da fotografia contemporânea de dissolver limites entre fantasia e documento

DAIGO OLIVA EDITOR-ASSISTENTE DA "ILUSTRADA"

Só há um momento da vida pior que a adolescência: a pré-adolescência.

As turbulências da transição da infância para o começo da vida adulta, cheia de certezas precipitadas e questionamentos, é tema do ensaio "La Casita de Turrón", do fotógrafo mexicano Roberto Tondopó, 35.

Ao registrar as transformações de seus sobrinhos Andrea e Ángel, quando eles tinham entre 8 e 12 anos, Tondopó reforça a abordagem mais usada na fotografia contemporânea atual, que derruba as barreiras entre o trabalho documental e a ficção.

No caso do mexicano, justifica-se com uma doce desculpa: o mundo de fantasia da infância vai se transformando em realidade na medida em que envelhece.

Para o fotógrafo, "[a pré-adolescência] é um período em que construímos quem somos e quem queremos ser. Onde o espaço é reconfigurado a partir da nossa própria imaginação".

Assim, Tondopó aproveita as composições com os sobrinhos para inserir referências autobiográficas encontradas em álbuns de família. Estampas de cortinas e colchões servem de cenário para poses que se confundem com gestos espontâneos das crianças.

"Para mim, foi um período muito intenso, de muitas experiências interiores. Ao mesmo tempo, foi difícil, e, agora, tento trazer à tona esses fantasmas para fechar ciclos", diz Tondopó.

Embora os garotos apareçam sempre brincando, eles carregam expressões sérias, marca de uma infância que permanece em passatempos nada tecnológicos --como simples balões ou um cavalo de pau--, mas vai, aos poucos, se esvaziando.

"La Casita de Turrón", nome em referência à casa de doces do conto infantil "João e Maria", está em cartaz na mostra "(Re) Presentaciones", no Sesc Consolação, em São Paulo, como parte do festival PhotoEspaña.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página