Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Escolha dos materiais conduz estilo ecológico

Oitavo livro da Coleção Folha mostra projetos baseados nos princípios da sustentabilidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A sustentabilidade é o mote do oitavo volume da Coleção Folha Design de Interiores, que vai às bancas neste domingo.

No mundo da arquitetura, a preocupação com o ambiente traduz-se em materiais naturais: madeira, pedra e cerâmica, de preferência produzidos localmente.

Os objetos de decoração devem ter um ciclo de produção sustentável. Muitas vezes, eles são feitos de materiais biodegradáveis ou reciclados. Tem valor o item reutilizado, achado em caçambas ou mercados de usados.

As tendências do estilo ecológico são apresentadas em seis projetos, a começar por uma casa em Saigon, Vietnã, em que o conceito de jardim vertical é levado ao extremo: as próprias fachadas são recobertas de vasos de plantas.

A escolha cuidadosa de materiais --outro princípio da sustentabilidade-- está no projeto de um antigo celeiro inglês convertido em casa. Painéis de tiras de madeira coladas nas paredes, no piso e no teto dão homogeneidade ao ambiente com o uso de material reciclado.

Em uma construção ecológica, a água e a luz solar são bens valiosos. Daí a razão para as grandes janelas de uma casa suspensa sobre árvores, no interior da Bélgica, outro dos projetos apresentados no volume.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página