Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crítica contos

Inédito de Salinger revela surgimento de seus santos

Três contos que vazaram na internet mostram métodos do autor americano

JOCA REINERS TERRON ESPECIAL PARA A FOLHA

Dias atrás surgiu na internet um arquivo com três contos inéditos de J.D. Salinger. Especula-se que seja a digitalização de uma das 22 cópias desautorizadas impressas em Londres em 1999 e recém-leiloada no eBay, reunindo histórias cujos títulos já eram conhecidos de leitores do antes ermitão autor de "O Apanhador no Campo de Centeio" (morto em 2010 aos 91 anos).

Dentre elas, "The Ocean Full of Bowling Balls" (o oceano cheio de bolas de boliche) está à altura dos contos de "Nove Estórias" (Editora do Autor).

Salinger tinha aptidão para narrativas curtas, usando-as para tecer a malha mitológica de que são feitas as sagas familiares de seus heróis, os irmãos Glass e Caulfield.

Vincent Caulfield, 18, irmão mais velho de Holden, relata o último dia de vida de Kenneth (Allie em "O Apanhador..."). Em termos cronológicos, Kenneth é o primeiro moleque genial da cosmogonia salingeriana, antepassado de Zooey, Buddy, Franny e Seymour.

Louco por literatura à beira do inverossímil, Kenneth rabisca versos de Robert Browning em sua luva de beisebol para ler enquanto a bola não volta à base.

Um deles, "odiaria que a morte vendasse meus olhos e fosse indulgente comigo,/ e me convidasse a deslizar para o outro lado", é o coração da narrativa. Coração do qual ele é vítima precoce.

No plano real, o conto teve sua própria desventura. Aprovado para publicação e depois recusado duas vezes entre 1948 e 1950 pelas revistas "Woman's Home Companion" e "Collier's", foi escrito em pleno front alemão na Segunda Guerra. Diante da rejeição, o autor o engavetou.

"The Ocean..." mostra o surgimento da espiritualidade beatífica dos santos de Salinger. Também traz uma típica carta de Holden, enviada do acampamento de férias. Começa assim: "Este lugar fede. Nunca vi tanto rato."

A segunda história, "Birthday Boy" (garoto aniversariante) não passa de esboço. Relata o encontro num hospital entre dois namorados, Ethel e Ray, no dia do 22º aniversário dele, que se recupera do alcoolismo. Foi a primeira escrita após o autor retornar da guerra e se divorciar. Ray é cruel e cínico, além de seduzir Ethel apenas para obter bebida, sem sucesso.

Para encerrar, "Paula" é um alien na ficção do norte-americano --definida numa carta como "história de horror"--, cujo universo cerrado não permite desvios. Retrata a bizarra gravidez psicológica da personagem-título.

Ambas, por inacabadas, servem para avaliar o método criativo do escritor, que compunha diálogos e daí polia as cenas. Igualmente, por meio das crises conjugais, exibem as primeiras fissuras do "american way of life".

THREE STORIES
AUTOR J.D. Salinger
AVALIAÇÃO ótimo


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página