Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Fase nova-iorquina decreta o fim das bananas de Amaral

Sem se ater a estilos, artista garantiu modernidade da obra, agora exposta na Pinacoteca e na Caixa Cultural

Nos EUA, vocabulário do pintor se expandiu para telas abstratas e signos recorrentes, como corações e pregos

SILAS MARTÍ DE SÃO PAULO

Ao chegar a Nova York, fugindo da ditadura que "caiu como um raio" no Brasil, Antonio Henrique Amaral foi tomado por uma enorme sensação de liberdade. "Era uma abertura tão grande que me perdi", conta."Com tanta luz, precisava fechar o foco para não estourar o filme."

Nessa tentativa de fechar o foco, Amaral pintou uma série de 35 telas que chamou de "Campos de Batalha". Eram as bananas dilaceradas por garfos e enroladas em cordas.

Vilém Flusser, filósofo tcheco, morto em 1991, que visitou o ateliê do artista em Manhattan, viu nas bananas acorrentadas e destruídas uma representação da "massa amorfa de um povo tropical em lenta decomposição", dizendo não haver dúvidas de que povo era esse --"as tonalidades amarelas e esverdeadas dão a indicação".

Dado o recado, Amaral então começou uma série de abstrações espontâneas, que ele diz vir dos rabiscos que fazia, sem planos prévios.

"Sua obra oscila entre momentos de grande liberdade e controle", observa Maria Alice Milliet, curadora da mostra na Pinacoteca. "Essa é a modernidade no trabalho dele, o que faz com que não seja ultrapassado hoje."

Ela também lembra que Amaral foi um dos primeiros artistas do país a trocar Paris por Nova York como referência de vanguarda visual. "Ele pegou aquela comunidade de artistas do SoHo no auge", conta Milliet. "E criou um vocabulário. Além das bananas, o coração, as serras, os pregos, algo agressivo."

Desde então, a obra trilhou vários caminhos. "Sou um incoerente confesso", diz Amaral. "Sempre fui um lobo solitário no meio das tendências."

ANTONIO HENRIQUE AMARAL
QUANDO na Pinacoteca, de ter. a dom., das 10h às 17h30, qui., até 22h; até 23/2; na Caixa Cultural, abre sáb., 14, às 11h; de ter. a dom., das 9h às 19h; até 16/2
ONDE Pinacoteca (pça. da Luz, 2, tel. 0/xx/11/3324-1000); Caixa Cultural (pça. da Sé, 111, tel. 0/xx/11/3321-4400)
QUANTO R$ 6 (Pinacoteca); grátis (Caixa Cultural)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página