Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Show de Odair José em SP lança caixa de hits dos anos 1970

Coleção reúne quatro primeiros discos do cantor, com músicas que abordavam temas ousados para a época

Apresentação amanhã no Sesc Pompeia terá sucessos como 'Eu Vou Tirar Você desse Lugar' e 'Na Minha Opinião'

ANDRÉ BARCINSKI ESPECIAL PARA A FOLHA

Odair José lança a caixa com seus quatro primeiros discos, que estavam inéditos em CD, em shows amanhã e sexta no Sesc Pompeia.

A coleção "Quatro Tons de Odair José" reúne os discos lançados pela Polydor/Philips na década de 1970: "Assim Sou Eu..." (1972), "Odair José" (1973), "Lembranças" (1974) e "Odair" (1975).

Essa foi a fase de maior sucesso do cantor e compositor. Poucos anos antes, ele havia deixado a vida confortável da família em uma fazenda em Goiás para tentar a sorte como músico no Rio. Sobreviveu cantando em inferninhos e dormindo nas ruas, até conseguir contrato com a CBS.

Em 1972, gravou o compacto de "Eu Vou Tirar Você Desse Lugar". A CBS não acreditou no disco e nada fez para promovê-lo. Odair partiu para uma excursão de kombi pelo Nordeste. Dois meses depois, um funcionário da gravadora o encontrou no interior da Bahia: "Volta pro Rio correndo, tua música tá em primeiro lugar!"

Odair largou a CBS e assinou com a Polydor, selo "popular" da Philips. Na Polydor, montou a banda que sempre quis: chamou o grande trio instrumental Azymuth para acompanhá-lo, além do "soulman" Hyldon ("Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda") na guitarra.

As músicas de Odair eram crônicas pop da periferia e abordavam temas ousados.

Havia o sujeito que queria tirar a prostituta da "vida fácil" ("Eu Vou Tirar Você Desse Lugar"), o cara que implorava à amada para largar os anticoncepcionais e ter um filho com ele ("Uma Vida Só (Pare de Tomar a Pílula)") e, especialmente chocante para a época, "Na Minha Opinião", uma crítica ao casamento ("Na minha opinião/ o importante é se querer/ assinar papel pra quê?/ Isso não vai prender ninguém").


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página