Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Garotos são treinados para guerra em 'Ender's Game'

Em filme baseado em livro, crianças se preparam para eliminar alienígenas

Para o diretor Gavin Hood, o futuro sombrio mostrado na trama se relaciona com os conflitos da atualidade

MARIANE MORISAWA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE LOS ANGELES

O futuro não será nada brilhante, principalmente para os jovens, se depender dos filmes que estão saindo de Hollywood ultimamente, ainda mais depois do sucesso de "Jogos Vorazes", baseado na trilogia de livros da escritora americana Suzanne Collins.

"Ender's Game - O Jogo do Exterminador", dirigido pelo sul-africano Gavin Hood e inspirado num romance publicado em 1985 pelo americano Orson Scott Card, tem como protagonista o garoto Ender Wiggin.

O personagem é interpretado por Asa Butterfield, 16, conhecido por ter protagonizado "O Menino do Pijama Listrado" (2008).

Ele é um dos meninos e meninas treinados pelo coronel Graff, vivido por Harrison Ford, para combater alienígenas derrotados décadas antes ao invadir nosso planetinha azul e que supostamente querem tentar novamente dominar a Terra.

Para o diretor, há uma explicação muito clara sobre a popularidade desse tipo de história. "Apesar de se passar no futuro, relaciona-se demais com o presente, com temas como as guerras questionáveis", disse Hood, 50, à Folha. Ele, que prestou serviço militar em seu país, diz ter ficado para sempre marcado por essa experiência.

A única esperança de um futuro menos sombrio é investir na criançada, acredita Harrison Ford, que há duas décadas luta pela preservação do meio ambiente.

"Tenho muita confiança que os jovens se comportarão de maneira diferente da gente, mas isso não acontecerá se não tiverem acesso e igualdade de oportunidades", afirma o ator de 71 anos.

"Essa é uma responsabilidade da sociedade em relação a seus membros menos poderosos."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página