Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Plataforma pretende ser 'Netflix' infantil

Crianças se tornam alvo de TV sob demanda, que cria serviços pagos para fugir da dependência da publicidade

Novo aplicativo tenta atingir consumidores a partir dos 6 meses de idade com vídeos, livros, jogos e música

ISABELLE MOREIRA LIMA DE SÃO PAULO

É curioso pensar que o idealizador do YouYn (pronuncia-se "iú uín"), plataforma de TV, música, teatro e livros sob demanda voltada ao público infantil, seja um ex-publicitário. Ele afirma que sonhava criar um serviço que não dependesse de anunciantes para sobreviver.

"Queria que fosse um produto bom o suficiente para que os pais topassem pagar por ele", diz Fabio Sgarbi, que passou dois anos pesquisando o mercado antes de lançar o YouYn, há cerca de um mês. A assinatura custa R$ 13,99 mensais --contra os R$ 16,90 cobrados pelo Netflix pelo conteúdo adulto e infantil.

Dentre as principais atrações do aplicativo da produtora Playground estão de "Patati Patatá" e "Galinha Pintadinha" a clássicos como "A Caverna do Dragão". Eles podem ser acessados por meio de computadores, tablets, smartphones e TVs com acesso à internet. O público alvo são crianças com idade a partir dos seis meses de idade.

Para o Sgarbi, o YouYn é mais que um "Netflix kids" por ter e-books e livros interativos, além de peças, mas não se incomoda com a comparação. "O Netflix mais ajuda que atrapalha. Eles criaram uma categoria que não existia. Ser tipo o Netflix não é pejorativo, é explicativo."

Para o Netflix, o pioneiro em conteúdo sob demanda, o público infantil também é valioso. Em 2011, a plataforma lançou o "Só para Crianças", que reúne conteúdo para crianças com até 12 anos.

Neste mês, anunciou a primeira série original infantil, "Turbo FAST", sobre caracóis turbinados e aficionados por velocidade, em parceria com o estúdio DreamWorks Animation, de "Shrek" (2001) e "Madagascar" (2005).

Para o Now, da Net, o filão também representa cifras importantes. Segundo o serviço, dos dez conteúdos pagos mais vistos em 2012, cinco são filmes infantis e outros quatro são longas-metragens para pré-adolescentes. O líder de audiência no ano passado no Now foi "A Era do Gelo 4".

No que diz respeito ao conteúdo do YouYn, Fabio Sgarbi afirma que seu principal atrativo deve ser o que chama de "terceiros novos", produtos inéditos na TV.

"A TV trabalha com tempo limitado e tem muita coisa de qualidade engavetada porque não conseguiu um horário de exibição. O YouYn pode ser uma plataforma de lançamento para esse tipo de produto", afirma.

Segundo ele, há produções do mundo inteiro na plataforma brasileira. Entre os mais famosos, estão "Bob Esponja" e "iCarly". Disney, no entanto, nem pensar. "É inviável. Eles trabalham com um nível de valores [para exibição] para ninguém ter."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página