Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crítica romance

Personagem secundário da história é tema de Lucchesi

EVANDO NASCIMENTO ESPECIAL PARA A FOLHA

"O Bibliotecário do Imperador" resgata a biografia de um personagem secundário da história do Brasil, Inácio Raposo, que morreu atropelado por trem no Rio de Janeiro, no ano seguinte ao da Proclamação da República, em 12 de maio de 1890.

Não sobraram muitos vestígios da vida daquele que continuou sendo o fiel guardião da biblioteca de dom Pedro 2º quando este já se encontrava exilado.

Por esse motivo, o livro de Marco Lucchesi se transforma num romance policial que busca lançar luz sobre a figura do protagonista, investigando as razões da morte.

A narrativa é conduzida por um duplo do autor, tirando proveito do fato de o próprio Lucchesi ser um grande frequentador da Biblioteca Nacional, onde já organizou exposições a partir do acervo.

Está-se diante de um espaço ficcional inspirado em Jorge Luis Borges. Tal como no conto "A Biblioteca de Babel" do escritor argentino, o próprio universo parece se converter numa vasta biblioteca, onde o leitor-investigador Lucchesi ama se perder.

E, para uma figura marginal como Inácio Raposo, nada mais adequado do que um relato a partir das margens. Diz o narrador: "Pensava num romance de realidades reflexas, fora do centro e da moldura".

Como já se percebe pela orelha escrita por Alberto Mussa, é impossível resumir a novela sem que se perca a força da trama e sem que se revele o mistério do atropelamento.

Misturando de modo refinado elementos da arte de Poe, Machado, Pirandello e, sobretudo, Borges, o autor se alinha a um grupo de escritores que fazem crer que tudo existe para acabar em livro.

Após um século de ficções borgianas, não seria o momento de encontrar o fio narrativo que possa levar para fora das estantes labirínticas da biblioteca-universo?

O BILIOTECÁRIO DO IMPERADOR
AUTOR Marco Lucchesi
EDITORA Biblioteca Azul
QUANTO R$ 29,90 (112 págs.)
AVALIAÇÃO ótimo


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página