Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Publicação examina cem anos da moda de rua brasileira

Designer Jussara Romão reúne fotos de 'streetstyle' do século 20 sob ótica de mudanças comportamentais

Fotógrafos Thomas Farkas e Augusto Malta são destaques; famílias tradicionais abriram arquivos de imagens

PEDRO DINIZ COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Se no hemisfério Norte livros de "streetstyle" como "The Sartorialist", do americano Scott Schuman, e "Photo Notes", do holandês Hans Eijkelboom, têm lugar cativo nas livrarias, no Brasil o estudo da chamada "moda de rua" ainda é incipiente.

Em bom momento, "Arquivo Urbano" da designer e editora de moda Jussara Romão preenche essa lacuna de títulos que se propõem a identificar o estilo nacional por meio de imagens tangíveis, sem a característica manipulação das campanhas e dos editoriais de moda.

Durante um ano, a autora debruçou-se sobre quase 400 fotos --ficaram cerca de 250--, colhidas pela jornalista Goya Cruz em acervos públicos e arquivos pessoais de famílias brasileiras como Moreira Salles e Munno Corrêa.

"Não queria que alguém de moda reunisse essas imagens. Um olhar viciado como o deles comprometeria o realismo dos looks", diz Romão.

Ao abdicar da plasticidade com que a roupa é tratada nas publicações de moda, a autora produz um testemunho das mudanças comportamentais desde a primeira década do século 20 e sua influência sobre o vestuário brasileiro.

Da ascensão do Rio a balneário internacional, por exemplo, chama a atenção a desenvoltura com que as mulheres usavam saias mídi no final dos anos 1940 e, depois, nos anos 1960, a controversa minissaia, que legitimava a liberdade sexual feminina.

"Em comum a todas as épocas talvez esteja a leveza' com que se costuma definir o estilo das brasileiras. A gostosura das mulheres daqui é uma constante no livro", diz Jussara Romão.

Destaque também é a seleção de fotógrafos da obra --a maioria, aliás, sem prática em moda. Nomes como Thomas Farkas, José Medeiros e Augusto Malta, figura central dos primórdios da fotografia brasileira, emprestam seu olhar à publicação.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página