Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Amordaçado, diretor engrossa propaganda

DE SÃO PAULO

Apesar de não proferir uma palavra sobre o filme --ou talvez justamente por causa disso--, Lars von Trier conseguiu bombar a publicidade em torno de "Ninfomaníaca".

Sozinho, o tema do filme --dividido em duas partes-- já atrairia atenção. Mas as cenas de sexo foram exploradas até o último instante antes da estreia, em vídeos e fotos.

A primeira imagem da produção, da atriz Charlotte Gainsbourg (que faz o papel de Joe, uma ninfomaníaca) caída em um beco, foi divulgada em fevereiro do ano passado.

Depois disso, a produtora dinamarquesa Zentropa explorou a quebra dos filmes em oito partes, liberando clipes de menos de dois minutos para cada uma. O primeiro teaser foi publicado em junho. As prévias tiveram periodicidade mensal e culminaram no trailer repleto de cenas de sexo, de novembro.

Antes disso, a produtora havia revelado 14 pôsteres oficiais do filme, com atores do elenco em poses de orgasmo.

Outra imagem que chamou a atenção no site oficial do filme --turbinado com imagens que são reveladas a cada clique-- é de Lars von Trier com a boca tapada por uma fita adesiva, mensagem de silêncio após o fiasco em Cannes, em 2011. A foto foi usada também em um box de DVDs do diretor, à venda na Livraria Cultura.

Mas isso não impediu que o cineasta participasse de uma última jogada de marketing. Por meio da produtora, anunciou que desistira de conduzir o corte final do filme, entregue com cinco horas e meia de duração para ser reduzido a quatro horas e viabilizar o lançamento em duas partes. Disse, porém, que era contra sua vontade.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página