Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crítica romance

Humor de angolano remete à crônica brasileira de costumes

SANTIAGO NAZARIAN ESPECIAL PARA A FOLHA

Pepetela é o pseudônimo de Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, escritor angolano que recebeu o Prêmio Camões em 1997, esteve na Flip de 2008 e tem duas dezenas de obras publicadas em seu país.

No Brasil, a editora Leya vem publicando boa parte de sua obra, e agora traz seu romance mais recente, "O Tímido e as Mulheres", recém-lançado em Angola.

Heitor é o "tímido", um aspirante a escritor de "cabelo grande, barba grande, despenteado, um Jesus Cristo Negro". Sua paixão platônica é Marisa, uma radialista sedutora de "seios fartos, uma bunda generosa e lábios carnudos"; que por sua vez é casada com Lucrécio, um filósofo resignado, aprisionado a uma cadeira de rodas.

CRÔNICAS

O que à primeira vista se apresenta como um triângulo amoroso se desdobra numa série de histórias interligadas, num foco narrativo que migra para outros personagens da Luanda dos dias de hoje: o fiscal corrupto, a estudante de história, os amigos boêmios.

Com humor fino e uma sensível observação da sociedade, o autor constrói um texto delicioso que remete muito à crônica de costumes brasileira --passando por Machado de Assis, Nelson Rodrigues e Jorge Amado (este citado nominalmente pelo autor).

A proximidade da realidade angolana com a nossa é instigante, embora tal familiaridade também tire um pouco o brilho do romance.

A esposa voluptuosa com o marido impotente, o protagonista aspirante a escritor, o amigo safo, até o imprescindível cão companheiro do herói --tudo resvala num déjà vu, magistralmente escrito, mas sem grandes novidades.

Como tempero especial temos o português angolano, perfeitamente compreensível (a edição apresenta o texto original, sem adaptações), porém repleto de expressões curiosas e grafias alternativas. Um glossário de cinco páginas ao final desvenda termos como "ngombelador", "ximbeco" e "cassule".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página