Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Fábula da lebre e da tartaruga é tema da Coleção Folha

Atribuída ao escritor grego Esopo, história recorre a animais personificados para ensinar valores como a persistência e a humildade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A lebre e a tartaruga viram professores de bons valores no quarto volume da Coleção Folha Contos e Fábulas para Crianças, que vai às bancas no próximo domingo, dia 9/2.

A fábula recorre à corrida entre os dois animais para ensinar a importância de valores como a persistência e a humildade. Ao mesmo tempo, condena o excesso de orgulho e a presunção.

Na história, a lebre --naturalmente ágil e veloz-- faz chacota da tartaruga, a quem considera pesadona, vagarosa e desajeitada. Diante do desaforo, a tartaruga desafia a rival para uma corrida.

O óbvio seria que a lebre humilhasse a desafiante. No entanto, o mamífero de pernas longas, todo cheio de si, perde-se em meio aos elogios dos outros animais.

A lebre, confiante, acaba dormindo no meio da corrida e acorda apenas a tempo de ver, embasbacada, a tartaruga cruzar a linha da chegada na frente.

A autoria de "A Lebre e a Tartaruga" é atribuída a Esopo, um grego quase mítico que teria vivido entre os anos 620 a.C. e 564 a.C.. As fábulas do autor são histórias curtas que muitas vezes recorrem a animais personificados para ensinar bons valores.

Entre as mais de três centenas de histórias do tipo atribuídas a ele estão "A Cigarra e a Formiga" (volume 10 da coleção), "A Galinha dos Ovos de Ouro" (volume 15), "O Garoto do Olha o Lobo'" (volume 25) e "A Raposa e as Uvas".

Fábulas costumam terminar com um ensinamento moral, às vezes em formato de adágio ou ditado popular. Na história deste quarto volume da coleção, "devagar se vai ao longe" cai bem.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página