Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mônica Bergamo

LUZ VERMELHA

Após encontrar irregularidades na segurança de casas noturnas em SP e no Rio, a Proteste (associação de defesa do consumidor) pediu às prefeituras das duas cidades reforço na fiscalização. Uma blitz da entidade na capital paulista, feita às vésperas do primeiro ano da tragédia de Santa Maria (RS), constatou que três dos sete locais visitados estão inadequados. Na capital fluminense, só uma das sete boates foi aprovada.

LUZ VERMELHA 2
Sinalização ruim nas saídas de emergência, poucos extintores de incêndio e acessos obstruídos são os principais problemas. A Proteste também acionou o Procon para punir desrespeitos aos direitos do consumidor em estabelecimentos nas duas cidades --como a cobrança de taxas sem autorização e a falta de avisos indicando a lotação máxima.

FÃS DE MUJICA
A organização da Marcha da Maconha em SP planeja fazer um ato a favor da liberação da droga no dia do jogo da seleção do Uruguai contra a da Inglaterra, pela Copa do Mundo, no Itaquerão, em junho. A substância foi legalizada em dezembro no país vizinho.

SOLO
O novo projeto de mídia independente organizado pelo jornalista Bruno Torturra já tem nome: Fluxo. A empreitada não tem ligação com o Fora do Eixo nem com a Mídia Ninja, idealizada por ele. "Nós ainda somos parceiros, mas o Fluxo é uma coisa separada", conta. A redação, montada com "dinheiro do próprio bolso" dos organizadores, ficará em um prédio alugado pelo grupo no centro de São Paulo.

DOR DE COTOVELO
O ministro Guilherme Afif Domingos, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, foi ressarcido pelo Golden Tulip Brasília Alvorada pela queda que esmagou seu cotovelo, em agosto, quando caminhava na pista de cooper do hotel. "Eles tinham seguro e pagaram o que não foi coberto pelo plano de saúde", confirma Afif. O ministro passou por uma cirurgia de seis horas para colocar 21 parafusos e uma placa.

DOR DE COTOVELO 2
Ele está sob orientação do mesmo cirurgião do jornalista Ricardo Kotscho, vítima de queda na esquina da rua Haddock Lobo com a Oscar Freire, em SP. "É mais garantido ser ressarcido pela iniciativa privada", brinca Afif. Kotscho devolve: "Se todo mundo que cair em buraco processar o poder público, a prefeitura quebra. Não vou fazer isso com meu amigo [Fernando] Haddad."

MICROFONE
Depois de viver Félix na novela "Amor à Vida", da Globo, Mateus Solano vai interromper as férias para apresentar, em maio, o Prêmio da Música Brasileira, no Rio.

ROMPENDO O PUDOR

Casados, Vladimir Brichta, 37, e Adriana Esteves, 44, voltam a contracenar, após dez anos, no filme "Beleza", do diretor Jorge Furtado.

"Depois de tanta intimidade, fiquei com um medinho. De atrapalhar a nossa história, não ser tão bom como no passado", diz ela, que não atuava com ele desde a novela "Kubanacan" (Globo).

Mas o longa, para Adriana, ajudou o casal a "romper o pudor" de dividir o set. "Foi lindo ver o Vlad vivendo o cinema, me ajudando. Percebemos que ainda podemos trabalhar muito juntos." O longa, com o romance dos personagens, foi rodado no Rio Grande do Sul e estreia ainda neste ano.

TENDÊNCIA LITERÁRIA

Paulo Martinez lançou o livro "A Moda é F#%@" na Livraria Cultura do shopping Iguatemi, semana passada. A modelo Renata Kuerten e o fotógrafo Bob Wolfenson estiveram na noite de autógrafos, que também contou com a presença do estilista Lino Villaventura e da consultora e empresária Costanza Pascolato.

A PELE...
Levantamento de ligações de mulheres vítimas de violência doméstica no Estado de SP mostra predominância de agressões com armas brancas, como facas (60%). Chutes, socos e cabeçadas representam 13% e queimaduras, 11%; 6% ocorrem na região íntima. Revólveres são usados em 5% dos casos.

...QUE HABITO
Os dados são da regional paulista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com base em 1.300 telefonemas. São relatos de candidatas às cirurgias reparadoras gratuitas que a entidade e a organização TheBridge Global oferecem a mulheres com sequelas de agressões.

CAIU NA REDE DE BERMUDA E CAMISETA

A professora de letras Rosa Marina Meyer, da PUC-Rio, deu início a uma polêmica na internet após publicar em sua conta no Facebook a foto de um homem de camiseta regata e bermuda no aeroporto Santos Dumont, no Rio. "Aeroporto ou rodoviária?", questionou a docente. Outras pessoas postaram comentários ironizando a presença de pessoas de baixa renda nos aeroportos.

O homem retratado tomando refrigerante é Marcelo Santos, 33, advogado, sócio do escritório Oliveira & Santos e procurador de Nova Serrana, em MG. Ele falou sobre a polêmica à coluna:

Folha - Qual foi a sua reação ao ver a publicação do comentário na internet?
Marcelo Santos - Achei que era brincadeira de algum amigo meu. Eu não gostei porque é uma forma grosseira de humilhar uma pessoa em determinada situação. Eu estava voltando de um cruzeiro internacional e, como o Rio de Janeiro é uma cidade muito quente, eu realmente estava de bermuda e camiseta no aeroporto. Na minha opinião, viajar de avião é apenas um jeito de se transportar.

Como ficou sabendo da polêmica envolvendo os comentários da professora?
Uma estagiária do meu escritório perguntou se eu estava no aeroporto Santos Dumont de bermuda e camiseta e eu disse que sim. Então ela falou: "Acho que tem uma foto sua fazendo sucesso na internet". Eu vi na Dilma Bolada [página de humor] e fiquei surpreso, ainda mais por serem comentários que vêm de pessoas voltadas para a educação. Depois, fiquei feliz por ver que a maioria estava indo contra o pensamento da professora.

Você está pensando em tomar alguma medida na Justiça contra ela?
Já estou tomando providências, mas ainda não quero revelar. Quase não dormi pensando nisso. Hoje [sexta-feira] o dia foi só por conta dessa história, explicando aos amigos. Depois do almoço, o meu "Face" começou a bombar. Até agora não tinha comentado esse caso em nenhum lugar. Só alguns amigos e o pessoal que trabalha comigo se pronunciaram.

CURTO-CIRCUITO

A Associação Brasileira de Arte Contemporânea promove leilão de obras hoje, às 19h, na Pinacoteca.

Hugo Possolo e Iracity Cardoso estão na equipe que escolhe a programação da Virada Cultural. O evento será em 17 e 18 de maio.

A edição paulista do Prêmio Shell de Teatro será no dia 18 de março, na Estação SP, em Pinheiros.

O Meo Cartão Dinheiro, da MasterCard, lançou a campanha É Bom Fazer o Bem, em benefício dos Médicos sem Fronteiras.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página