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Mario Sergio Conti

De Mao a Rothschild

A debacle do 'Libération' não se deve apenas às forças que assediam os jornais em toda parte

A maior façanha do jornal francês "Libération" é ser publicado. De crise em crise, o noticiário pífio, os tristes títulos com trocadilhos e as batalhas internas geraram um turbilhão perpétuo de asneiras. Ninguém, no gozo de faculdades mentais apenas razoáveis, cogitaria saber pelo "Libé" o que se passa, digamos, na Ucrânia. Ou mesmo em Nice.

Nas últimas semanas, as vendas caíram abaixo de 100 mil exemplares, a trincheira que separa o jornal da catástrofe. A publicidade minguou a microcifras e a macrodívida tornou-se super-hiper. Como um tenentinho em Waterloo, tombou mais um diretor de Redação. Foi preciso reagir rápido à fúria dos credores. Os donos do jornal se juntaram ao Napoleão disponível, o decorador hipster Philippe Starck, e surtaram.

Propuseram transformar a redação do "Libération" num café antenado, o "Flore do século 21". O espaço cultural multifunções abrigaria palco de televisão, rede social, incubadora de start-ups, estúdio de rádio e "lounge" com computadores. Que tal? "Espaço cultural multifunções" não é uma boa ideia para o Itaquerão depois da Copa?

Numa mistura adúltera de parnasianismo gaulês com MBA ianque, os proprietários disseram que, ou bem se tinha "outra visão", e se "monetizava a marca", ou então era a "falência". A Redação retrucou com um gênero literário fora de moda, o manifesto iracundo, e o fez preceder por uma patética manchete: "Nós somos um jornal". Dá para jurar: não parece.

Criou-se a editoria Nós Somos um Jornal. Ela publica todos os dias análises sisudas e profusas dos suspeitos de sempre. Os teclados estão de prontidão nas barricadas jornalístico-culturais parisienses. Cogita-se ocupar a Redação. Cantarão "A Marselhesa"? Um rap? É tudo bem engraçado. Sobretudo porque não é o nosso jornal que soçobra: Suave, mari magno...

A debacle do "Libération" não se deve apenas às forças que assediam os jornais em toda parte: a internet, os jornais gratuitos do metrô, o envelhecimento dos leitores fiéis. O jornal é vítima da sua própria história, que parece uma parábola.

Na esteira do Maio de 68, ele foi fundado para, conforme dizia, "dar a palavra ao povo". Não aceitava publicidade e todos tinham direito de voto na Redação. Ele se definia como "uma emboscada na selva da informação". Uma frase de Marx lhe servia de mote: "A primeira liberdade para a imprensa consiste em não ser uma indústria". Sartre foi o seu primeiro diretor de Redação.

A efervescência social --entre 1971 e 1975, houve quatro milhões de dias de greves setoriais na França-- manteve o jornal vivo. Com o refluxo, vieram os problemas. Sartre, doente e com divergências, se afastou. Ex-estudantes maoístas se assenhoraram do jornal.

Descobriram, encantados, que a revolução cultural chinesa era um mito. A utopia ao alcance da mão estava na Califórnia. Era lá a terra das bandas de garagem, da ecologia, das drogas, do narcisismo assumido, dos costumes liberados, da informática e do espiritualismo new age. Sindicatos e salários, emprego e condições materiais de vida viraram velharias no "Libé". O historiador Pierre Rimbert define assim a sua receita editorial: "Conformismo político, ortodoxia econômica e excentricidades culturais".

O jornal aceita publicidade e subsídios estatais, e uma empresa que se envolve nas tramoias da política institucional. "Libération' é a destruição positiva do esquerdismo", explicou, em 1986, Serge July, o seu diretor de Redação. Foi ele quem convenceu Édouard de Rothschild a investir no jornal. Rothschild é herdeiro de uma fortuna bancária, um diletante cujo interesse é a criação de cavalos. Virou o maior acionista, o dono de fato do jornal. O banqueiro demitiu July. Agora, cansou-se do hobby e quer se livrar do "Libération".


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