Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Chapeuzinho vermelho é personagem da Coleção

Conto ensina a não confiar em estranhos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma história de muitos significados. Assim é "Chapeuzinho Vermelho", tema do sétimo livro-CD da Coleção Folha Contos e Fábulas para Crianças, que vai às bancas no próximo domingo (dia 2/3).

A trama é simples e bem conhecida. Moça com capa vermelha é mandada pela mãe a levar uma cesta de guloseimas para a avó adoentada, que mora na floresta.

Apesar das advertências da mãe --"Não fale com estranhos!" é uma delas--, a garota dá ouvidos a um lobo mau que encontra no caminho. A partir daí, o animal come a avó e a menina, depois resgatadas vivas por um caçador.

O conto folclórico é de origem incerta, mas foi registrado pela primeira vez no fim do século 17, por Charles Perrault. Ele compilou histórias como "A Bela Adormecida", "A Gata Borralheira" (também conhecida como "Cinderela") e "Pele de Asno".

A partir de seu trabalho, os contos de fadas ganharam relevância nos séculos seguintes, graças também à contribuição dos irmãos alemães Grimm e, claro, aos filmes e desenhos animados.

Estudiosos já deram vários sentidos à história de Chapeuzinho, citando o ciclo das estações do ano e a transformação de uma menina em mulher. Porém, o ensinamento mais direto que parece ter permanecido é o de se ter cuidado com estranhos, potencialmente perigosos. Salvem as criancinhas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página