Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mônica Bergamo

-

COR DA PELE

Os policiais militares de São Paulo envolvidos em ocorrências com mortes são na maioria brancos (79%), entre 25 e 39 anos (73%) e homens (97%). Do lado das vítimas, 61% são negras, 57% tinham menos de 24 anos quando morreram e 97% são homens. Os dados, com base em números de 2009 a 2011, são de pesquisa da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) que será apresentada no dia 2.

COR DA PELE 2
Na população do Estado, os afrodescendentes representam 30%. "Há três vezes mais negros mortos do que brancos", diz a professora Jacqueline Sinhoretto, coordenadora do estudo, que analisou 734 processos com 939 vítimas. Só 1,6% dos autores foi indiciado. Para 98% deles, as investigações apontaram que não houve crime ou que agiram em legítima defesa.

COR DA PELE 3
A Secretaria da Segurança Pública, em nota, informa que vai avaliar os dados do estudo para decidir se eles "podem subsidiar aprimoramentos das políticas públicas de segurança". Declara também que "os policiais são preparados para lidar com a diversidade racial e que, na PM, cerca de 40% dos homens são afrodescendentes".

NA FRENTE
As 1.500 famílias que viviam no Pinheirinho e vão receber imóveis do Minha Casa, Minha Vida planejam chegar duas horas antes ao evento com Dilma Rousseff, hoje, para anúncio da obra do conjunto habitacional. "Se tiver vaia [para a presidente], não será da gente", diz Valdir Martins, o Marrom, líder dos moradores retirados em 2012.

TERRITÓRIO LIVRE
O Google vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal da decisão que o obriga a retirar do ar conteúdo ofensivo no YouTube. Em nota, a empresa diz não ser possível cumprir a determinação do STJ (Superior Tribunal de Justiça). "Além de ser de impossível cumprimento, não reflete a jurisprudência dominante." E alega não dispor de filtros para monitoramento prévio.

TÚNEL DO TEMPO
Após três anos pesquisando a árvore genealógica da família, o presidente do TCU, Augusto Nardes, transformou a saga em livro. O ministro levantou a trajetória de dez gerações, remontando a 1540, registrada em 320 páginas de "Ribeiro Nardes - Uma Família do Brasil" (AGE Editora). Entre seus antepassados, estão bandeirantes que desbravaram São Paulo. O lançamento será hoje em Brasília.

DE BOCA FECHADA
Joan Baez, a musa das canções de protesto, explicou à coluna a razão de não ter feito um dueto com Geraldo Vandré, autor de "Pra Não Dizer que Não Falei das Flores" (1968), hino da resistência à ditadura no Brasil. "Ele estava com um problema no dente e sem voz, por isso só subiu ao palco", disse a cantora, sobre a homenagem que fez ao brasileiro.

A PLENOS PULMÕES
Já o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que teve um flerte com Baez nos anos 1960, soltou a voz diante de teatro lotado. "Ele é muito corajoso", dizia Supla, sobre a performance do pai em "Blowin' in the Wind", de Bob Dylan. "Nós só ensaiamos no carro", explicou Suplicy. Sua professora de canto, Marilena Guimarães, deu nota 10 à apresentação e contemporizou os desafinos. "Ele teve que descer as escadas e perdeu o fôlego."

MEMÓRIAS
Durante o jantar com o senador na noite de sábado, a cantora folk de 73 anos revelou que namorou Steve Jobs, dono da Apple. "Ele queria casar, mas ela disse não", conta Jânio Quadros Neto, que dividiu a mesa com a cantora e a família Suplicy no Gero.

-

PROJETO DE VIDA

A arquiteta Lourdinha Siqueira recebeu amigos para celebrar seu aniversário com um jantar em sua casa no fim de semana, no Jardim Europa. O banqueiro Olavo Setubal Jr. e sua mulher, Nádia, estiveram no evento, que contou ainda com a presença da atriz Antonia Morais, acompanhada do namorado, Romeu Bentes-Montenegro. A decoradora Bia Pimenta Camargo e a DJ Marina Diniz também foram ao jantar, assim como o fotógrafo Luiz Tripolli e sua filha Luna.

VELHOS TEMPOS

A cantora Joan Baez se apresentou no domingo no Teatro Bradesco e contou com a presença do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), com quem jantou na noite anterior. Na plateia, estavam a namorada do político, a jornalista Mônica Dallari, e o cantor Supla. Jânio Quadros Neto também foi ao primeiro dos dois shows da americana em SP.

-

CURTO-CIRCUITO

A Turma do Bem e a Oral-B realizam hoje o Dentista do Bem, projeto de triagem odontológica que deve atender 50 mil jovens no Brasil e em outros 11 países.

Adélia Prado lança o livro "Miserere", hoje, às 20h, no Sesc Vila Mariana.

O psicanalista Jorge Forbes autografa hoje "Psicanálise: a Clínica do Real", às 19h, na Livraria Cultura do shopping Iguatemi.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página