Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'O Pintinho' ganha nova coletânea de quadrinhos

Segundo livro da série de tiras feitas no Paint é lançado hoje em São Paulo

Histórias que exploram relação entre mãe e filho e neuroses da classe média têm mais cores e personagens

DE SÃO PAULO

O pintinho cresceu. O personagem, que nasceu no Paint, um editor básico de imagem, compartilhando suas convicções ingênuas com a mãe, está agora nas páginas do livro "O Pintinho 2 - Para Sempre Classe Média", que é lançado hoje, em São Paulo, pela editora Lote 42.

As tirinhas do personagem, publicadas às segundas-feiras na Folha, na seção "Quadrinhas", são de autoria da jornalista e editora-adjunta da "Ilustrada", Alexandra Moraes, 32.

Paulista criada em Belo Horizonte, a autora do desenho conta que esta segunda compilação, com 82 histórias, 15 inéditas, é "menos maternal" que a primeira, "O Pintinho 1", publicada pela mesma editora no ano passado.

Para além das neuroses domésticas entre mãe e filho, ou galinha e pintinho, as tirinhas exploram "a relação entre a classe média iluminada da bike dobrável e a classe média da varanda gourmet, talvez menos sofisticada e mais tacanha", explica a autora.

Nos embates entre esses dois mundos, há tiras em que o personagem-título vê na galinha uma "vítima satisfeita do capitalismo". Páginas adiante, ele pede dinheiro para participar de um concurso de rimas com os colegas.

"Tem um pouco desse espírito (de porco) do nosso tempo, muito dependente do humanismo baseado no botão curtir', do Facebook", afirma a autora.

A série traz os personagens Abortinho, Dinossauro Attheo, Nugget e Zé Sexo --que não estavam presentes no primeiro volume.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página