Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Peça que deu o Nobel a Pirandello estreia em nova montagem

Temporada de 'Assim É (Se lhe Parece)', do dramaturgo italiano, começa nesta sexta

MARIA LUÍSA BARSANELLI DE SÃO PAULO

A peça "Assim É (Se lhe Parece)", que rendeu ao italiano Luigi Pirandello (1867-1936) o Prêmio Nobel de Literatura há 80 anos, ganha nova montagem, dirigida por Marco Antônio Pâmio.

Segundo o diretor, a obra expressa uma visão que mais tarde passou a ser chamada de "pirandellismo": a ideia de que a verdade absoluta não poderia existir, já que a realidade depende do ponto de vista de quem a vê.

"Pirandello, mais do que falar sobre a vida no teatro, fala sobre o teatro na vida, de como sempre estamos representando papéis", diz Pâmio.

A trama gira em torno de uma família que, após uma catástrofe, se muda para uma província da Sicília (península itálica) e começa a chamar a atenção dos moradores.

Nunca se vê a Sra. Frola (Bete Dorgam) junto de sua filha. Esta parece viver em clausura na casa onde mora com o marido, o Sr. Ponza (Nicolas Trevijano), funcionário do governo local.

A única comunicação entre mãe e filha se dá por cartas misteriosas.

O fato intriga a vizinhança, que logo inicia um inquérito para saber o motivo do comportamento estranho. Questionados, a Sra. Frola e o Sr. Ponza contam versões contraditórias do fato.

Isso só aumenta a tensão na comunidade, afoita por entender o que acontece naquela família. O resultado é uma discussão sobre a natureza da veracidade.

No palco, o personagem interpretado por Rubens Caribé faz as vezes de alter ego do dramaturgo, sempre duvidando da possibilidade de se resolver o impasse.

A ideia de múltiplos pontos de vista e de uma verdade relativa também está representada no cenário de Fabio Namatame, que usa espaços duplicados, espelhos e transparências, e na iluminação de Caetano Vilela, que revela ou esconde as cenas secundárias no palco.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página