Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mônica Bergamo

-

DEGRAU ACIMA

Os advogados Márcio Thomaz Bastos e José Carlos Dias, que defenderam executivos do Banco Rural no processo do mensalão, estão entrando com pedido de anulação do julgamento na Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Eles representam Kátia Rabello, presidente da instituição, José Roberto Salgado, vice-presidente, e Vinícius Samarane.

DUAS VEZES
Os advogados alegam que um princípio fundamental foi transgredido: o que prevê que uma pessoa seja julgada em pelo menos duas instâncias. O processo do mensalão tramitou apenas no STF (Supremo Tribunal Federal), sem que os réus, depois de condenados, tivessem direito à apelação para qualquer outra corte. Bastos e Dias pedem que um novo julgamento seja realizado.

ESTRADA
Caso entenda que os argumentos dos advogados são pertinentes, a comissão pode encaminhar o pedido para a Corte Interamericana de Direitos Humanos, que então abriria um processo.

SIMBÓLICO
A questão foi discutida por ministros do STF antes de o julgamento começar. Celso de Mello, por exemplo, entende que a Corte Interamericana não tem o poder de revisar o julgamento, mas pode abrir processo contra o Brasil, numa punição simbólica. O órgão aplica e interpreta a Convenção Americana dos Direitos Humanos, da qual o país é signatário.

QUESTÃO INTERNA
Outros ministros, como Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes, sempre frisaram, ao longo do julgamento, que a Corte Interamericana não pode interferir em decisões judiciais do Brasil.

BRIGA EM FAMÍLIA
Insatisfeita com os palpites de Manoel Carlos na caracterização dos personagens principais de "Em Família", Marília Carneiro deixou a novela. A gota d'água ocorreu na quinta, quando a figurinista não concordou com mais uma crítica do autor ao visual de Helena, vivida pela atriz Julia Lemmertz.

BRIGA EM FAMÍLIA 2
Questionada, Marília não quis se manifestar. Com amigos, ela se queixava do mal-estar diário com Manoel Carlos, que nunca estava satisfeito com o que apresentava. Dizia que após 41 anos de casa não tem que fazer nada em que não acredite.

BRIGA EM FAMÍLIA 3
A Globo diz que, "em comum acordo com a direção da novela, Marília Carneiro precisou se ausentar para descansar". E nega "qualquer situação com o autor".

PARCERIA
O governo de SP e a Faculdade de Medicina da USP assinam hoje acordo para que a instituição e o HC (Hospital das Clínicas) desenvolvam programas de ensino, incluindo residência médica, pesquisa, extensão e gestão, na região do Vale do Ribeira. A FMUSP dará apoio também para ajudar na gestão de empréstimo do BID e investimentos de até R$ 300 milhões.

-

ENTRE AMIGOS

O ator Ney Latorraca subiu ao palco do Teatro Anchieta, no Sesc Consolação, ao lado de Edi Botelho e Maria de Lima para a estreia da peça "Entredentes", anteontem. O espetáculo, escrito e dirigido por Gerald Thomas, foi assistido pela atriz Arieta Corrêa e pelo crítico de cinema Rubens Ewald Filho. Também estiveram no local o ator Germano Pereira, a cineasta Marina Person e o casal Kiko Bertholini e Clarissa Kiste.

-

CURTO-CIRCUITO

Jota Quest estreia turnê de novo disco hoje no Citibank Hall, às 22h. 14 anos.

A marca Papelaria, que tem o papel como matéria-prima, participa em Paris do evento Brasil Sensacional, a partir de hoje.

O curta "Caveirão", de Guilherme Marcondes, será lançado hoje na Cinemateca. Sessões às 20h e às 21h30.

Ticiane Pinheiro desfila coleção de inverno da marca Lorenna Romano, amanhã, na Hair Brasil.

Floriana Breyer lança o livro "Manual do Guerrilheiro Verde Mirim" amanhã, às 15h, na Livraria da Vila da Fradique.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página