Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Estilista Fause Haten se lança à nova carreira de ator de teatro

Ele estreia hoje peça que mescla sua vida à de Yves Saint Laurent

MARIA LUÍSA BARSANELLI DE SÃO PAULO

O estilista Fause Haten estreia no palco com a peça "A Feia Lulu", que chega hoje ao Teatro Faap.

O espetáculo tem direção de Francisco Carlos e foi criado em parceria com o diretor e outros artistas (Fábio Retti, Gregory Slivar, Marina Caron e Ondina Clais Castilho).

A montagem mescla fatos da vida de Fause com a biogafia do estilista francês Yves Saint Laurent (1936-2008) --em especial o relacionamento dele com o empresário Pierre Bergé-- e com trechos do livro "La Vilaine Lulu" (de 1967), quadrinhos de Saint Laurent sobre uma garotinha gorducha e endiabrada que apronta uma série de travessuras.

Fause diz ter percebido muitas semelhanças entre a história do francês e a sua própria, como a origem árabe e o bullying na infância. "Nessa peça, eu não preciso me esconder, uso o fato de ser estilista como um trunfo."

A ideia inicial era que o trabalho acontecesse dentro de um museu, "como um quadro em movimento". Depois o espetáculo migrou para o palco, mas ainda guarda um quê de performance.

Na montagem, os espectadores se sentam em cadeiras sobre o palco, e o protagonista --que atua ao lado de Olivia Martins-- entra em cena falando com o público em tom de conversa.

Fause começa a sessão como ele mesmo e, aos poucos, incorpora os personagens de Saint Laurent, Bergé e Lulu.

EXPERIÊNCIA

Esta, no entanto, não é a primeira vez que Fause tem contato com o meio teatral. O estilista estuda artes cênicas desde 2005 e sempre produziu figurinos para o palco.

Os musicais "O Mágico de Oz", da dupla Charles Möeller e Claudio Botelho, e "Alô, Dolly!", com direção de Miguel Falabella, são alguns dos que contaram com seu trabalho como figurinista.

No início de 2013, fez um desfile para a São Paulo Fashion Week, no próprio Teatro Faap, em que, tal qual num teatro de bonecas, fazia uso de marionetes para apresentar sua coleção.

Sobre a experiência de atuar, Fause afirma estar à vontade e que, após "A Feia Lulu", tem planos de continuar nos palcos. "Acho muito difícil que eu pare. O teatro é uma forma de expressão muito completa."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página