Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crítica ação

Fábula pouco crível e asséptica só interessa ao leitor de 'Divergente'

ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Divergente" é mais uma daquelas narrativas distópicas vagamente influenciadas por mestres como George Orwell ou Aldous Huxley, em que um regime autoritário controla a sociedade de modo opressivo lançando mão de tecnologias sofisticadas.

O longa adapta o primeiro romance de uma trilogia para adolescentes da norte-americana Veronica Roth. Na trama, em uma Chicago pós-apocalíptica, isolada do mundo por uma muralha, a sociedade foi dividida em cinco grupos, segundo as virtudes de seus membros.

Temos os grupos da Amizade (pacifismo), Abnegação (altruísmo), Franqueza (sinceridade), Erudição (inteligência) e Audácia (coragem). A única explicação para a adoção desse modelo social arbitrário é a proteção da cidade de eventuais invasões.

Em uma cerimônia anual, os jovens de 16 anos devem escolher um dos grupos, ao qual pertencerão pelo resto de suas vidas.

Aqueles que não se enquadram nessa estrutura vivem como párias --os sem-virtudes-- ou como divergentes --os que possuem mais de uma das cinco virtudes.

Considerados perigosos para a "coesão" social, os divergentes são perseguidos pelo governo. Para piorar as coisas, há uma disputa pelo poder simplória e maniqueísta entre os ingênuos da Abnegação e os espertalhões da Erudição.

Nesse ambiente carregado transita a jovem heroína Tris (Shailene Woodley), que se divide entre o amor por um rapaz e a luta entre as duas facções. Extravagante e demasiado codificada, essa história asséptica sobre uma ditadura não é minimamente crível e só deve interessar o público familiarizado com o romance.

DIVERGENTE
(DIVERGENT)
DIREÇÃO Neil Burger
PRODUÇÃO EUA
ONDE Eldorado Cinemark e circuito
CLASSIFICAÇÃO 14 anos
AVALIAÇÃO ruim


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página