Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel das Letras

MARCO RODRIGO ALMEIDA (interino) marco.almeida@grupofolha.com.br

Um marginal na Flip

Charles Peixoto, representante ainda ativo da poesia marginal brasileira, será um dos convidados da Flip, que neste ano vai de 30 de julho a 3 de agosto. No festival literário de Paraty ele lançará a coletânea "Supertrampo" (ed. 7Letras), na qual resgata poemas antigos e apresenta alguns inéditos. Peixoto iniciou sua carreira nos anos 1970, com livros artesanais e mimeografados. Apresentava seus poemas em performances irreverentes promovidas pelo coletivo artístico Nuvem Cigana, do qual também participavam Chacal e Ronaldo Santos, entre outros. Desde meados dos anos 1980 é roteirista da TV Globo: escreveu, por exemplo, os programas "Armação Ilimitada", "Malhação" e "Linha Direta". A programação completa da Flip 2014 será divulgada nesta terça (dia 13).

Invasão holandesa

Após duas semanas de reuniões em São Paulo e no Rio, representantes da Fundação Holandesa das Letras voltam a Amsterdã com uma série de projetos engatilhados.

A fundação planeja promover a vinda de 15 autores holandeses ao Brasil no ano que vem, para tentar romper as barreiras literárias que separam os dois países. Pouquíssimos livros holandeses são lançados por aqui. A ideia é organizar eventos com os escritores e incluí-los na programação de festivais brasileiros, como a Flip (RJ) e a Pauliceia Literária (SP).

A fundação também patrocina a publicação de livros no país. Fechou acordos, entre outras, com as editoras 34 (para a edição de "A Câmara Escura de Dâmocles", de Willem Frederik Hermans), Rocco ("Do Lado de Fora, Guerra", de Janny van der Molen) e Radio Londres ("Lá em Cima, Silêncio", de Gerbrand Bakker, e "Joe Speedboat", de Tommy Wieringa).

Afrolivros

A editora Pallas estreia neste mês seu primeiro selo editorial, a Pallas Míni, dedicado a uma temática diferente: títulos infantis com foco em histórias de temas africanos e afro-brasileiros.

Os primeiros quatro títulos da coleção serão "Ombela: A Origem das Chuvas", do angolano Ondjaki, com ilustrações de Rachel Caiano; "Neguinho Brasileiro", de Luís Pimentel, ilustrado por Victor Tavares; "A Força da Palmeira", de Anabella López, que assina também as ilustrações; e "Pelo Rio", textos e desenhos de Vanina Starkoff.

A sessão de lançamento do selo acontece nesta terça (dia 13), das 11h às 14h, no Salão Eletrobrás, antiga casa do estudante da UFRJ.

Prata da casa A Grua Livros lança no final do mês a coleção "A Arte da Novela", composta apenas por textos clássicos. Os títulos serão comercializados exclusivamente pela Livraria Cultura. A primeira leva inclui os livros "Bartleby, o Escrevente" (Herman Melville), "A Briga dos Dois Ivans" (Gógol), "Freya das Sete Ilhas" (Joseph Conrad) e "A Lição do Mestre" (Henry James).

Aniversário A agência literária Oasys Cultural comemora seus cinco anos de atividade com uma série de debates. Os escritores Sérgio Rodrigues, Raphael Montes e Marcos Eduardo Neves são alguns dos convidados. O evento acontece nesta quarta (dia 14), a partir das 17h, na Livraria Sabor Literário (RJ). Confira a programação em www.oasyscultural.com.br.

Império "A Política Exterior dos EUA e os seus Teóricos", trabalho do historiador Perry Anderson, será editado pela Boitempo em 2015. O teórico marxista apresenta no livro, em vasta análise, tanto a transformação dos Estados Unidos em grande potência mundial quanto os sinais de enfraquecimento após a crise de 2008.

Exportação Enquanto acumula elogios por seu recém-lançado romance "O Professor", Cristovão Tezza ainda colhe os louros de do sucesso de "O Filho Eterno" no exterior. O livro acaba de ser lançado na China.

Poesia O moçambicano Mia Couto prepara para a Companhia das Letras uma antologia com seus poemas, além de alguns inéditos. Será lançada ainda neste ano.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página