Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crítica documentário/Festival In-EDIT

'Downloaded' é essencial para entender o mundo conectado

O filme defende o programa como uma evolução natural da internet. o mundo mudou e as gravadoras não perceberam

THALES DE MENEZES EDITOR-ASSISTENTE DA "ILUSTRADA"

"Downloaded", que tem exibição hoje, no último dia do festival de documentários musicais In-Edit, é um filme essencial para entender este mundo conectado.

Ao discutir o Napster, o programa de compartilhamento de arquivos que quase matou a indústria fonográfica na virada do século, revela-se a mudança de percepção das pessoas diante da internet.

Não é uma simples questão de propriedade, de direito autoral. Fala dos limites da intromissão do mercado na vida dos consumidores.

Tentando resumir: criado em 1999 por Shawn Fanning e Sean Parker, que tinham na época 19 anos, o Napster permitia que uma pessoa pudesse acessar os arquivos de todas as pessoas conectadas ao programa, em qualquer lugar do planeta, e copiasse um arquivo desejado --sem pedir autorização.

Não foi pensado exclusivamente para tráfego de música, mas encontrou sua maior e quase exclusiva vocação nos arquivos em MP3.

As gravadoras ficaram loucas com isso e trataram de processar os dois moleques. Artistas famosos também entraram na turma dos que se sentiam "roubados" pela troca livre de música --o Metallica comandou os descontentes, com discursos virulentos contra Fanning e Parker.

O Napster foi tirado judicialmente do ar e depois seguiu como prestador de serviços ligado a várias empresas.

"Downloaded" é dirigido por Alex Winter, que era ator --o loirinho amigo de Keanu Reeves na comédia "Bill & Ted: Uma Aventura Fantástica" (1989), várias vezes repetida na "Sessão da Tarde".

Diretor de videoclipes bacanas, Winter editou o filme de maneira nervosa, numa colagem de depoimentos contra e a favor do Napster. Ele tira humor dessa dicotomia, com ótimos resultados.

"Downloaded" defende o Napster como uma decorrência natural da evolução da internet. O mundo mudou, e as gravadoras não perceberam.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página