Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crítica com bom humor define o tom da 12ª Flip

Lista dos autores convidados para o evento foi divulgada ontem, no Rio

Festa literária começa no dia 30 de julho, em Paraty (RJ), e faz homenagem ao gênio irreverente de Millôr

CRISTINA GRILLO DO RIO

Convidados que têm em comum o enfoque crítico aos poderes estabelecidos darão o tom da 12ª edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), que acontece entre os dias 30 de julho e 3 de agosto.

Este ano, o homenageado é o escritor, jornalista e desenhista Millôr Fernandes, morto em março de 2012. "Millôr sempre foi a pedra no sapato do poder. Basta ver o que ele fez com o livro de Sarney, quando ele era presidente", afirma Paulo Werneck, curador da Flip.

O texto de 1988 sobre o livro "Brejal dos Guajas", de Sarney --a quem Millôr chamava de Sir Ney-- serve de exemplo: "Não tendo no cérebro os dois bits mínimos para orientá-lo na concordância entre sujeito e verbo, entre frase e frase, entre ideia e ideia, como exigir dele um programa de governo coerente pelo menos por 24 horas?".

O mesmo tom mordaz, mas com humor, é o que se pode esperar de encontros como o da norte-americana de origem turca Elif Batuman com o russo Vladimir Sorókin, mesa agendada para quinta-feira, 31 de julho, às 15h.

Batuman é autora de "Os Possessos", bem-humorada crítica das vaidades do mundo acadêmico; Sorókin, apontado como um dos grandes nomes da nova literatura russa, é também um dos maiores críticos do governo de Vladimir Putin.

O olhar crítico é óbvio também em encontros como os do jornalista Glenn Greenwald, que revelou o esquema de espionagem americano, com o escritor e cineasta Charles Ferguson, diretor de "Inside Job", documentário sobre o papel dos investidores de Wall Street na crise financeira de 2008, vencedor do Oscar de 2010.

AMÉRICA LATINA

Entre os 41 autores que participarão do evento há forte presença latino-americana.

Estarão na Flip o chileno Jorge Edwards, autor de "A Origem do Mundo"; o mexicano Juan Villoro ("O Livro Selvagem); o peruano Daniel Alarcón, listado entre os melhores autores contemporâneos pelas revistas "Granta" e "New Yorker"; e a jornalista argentina Graciela Mochkofsy, autora de livro sobre a relação entre os Kirchner e o jornal "La Nacion".

A 12ª edição da Flip aposta também em jovens talentos, como a neozelandesa Eleanor Catton, 28, vencedora do Man Booker Prize de 2013 com "The Luminaries" Ela vai dividir a mesa com o suíço Joël Dicker, 28, autor de "A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert", lançado no Brasil pela Alfaguara.

Os ingressos para a Flip começam a ser vendidos às 10h do dia 2 de junho no site www.ticketsforfun.com.br, pelo telefone 4003-5058 e em pontos de venda. Terão o mesmo preço do ano passado: R$ 46 (tenda dos autores) e R$ 12 (tenda do telão).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página