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Editora diz que resolveu assumir riscos

DE SÃO PAULO

Na manhã desta terça (20), as livrarias receberam milhares de exemplares de um livro que desconheciam.

As lojas só foram informadas no dia anterior sobre a distribuição das 30 mil cópias de "O Réu e o Rei".

Para lançamentos desse porte (dez vezes maior que a média), há um contato prévio entre editoras e livrarias para preparar a divulgação.

A estratégia inclui propaganda, entrevistas com autor, festa de lançamento com autógrafos e espaço privilegiado nas prateleiras.

"Foi uma operação logística difícil. Estamos cientes dos riscos e resolvemos assumi-los", conta Otávio Marques da Costa, publisher da Companhia das Letras.

Para evitar possíveis ações por parte dos advogados de Roberto, a editora trabalhava sigilosamente no livro de Paulo Cesar de Araújo desde setembro do ano passado.

Marques da Costa diz que a editora está preparada para disputas judiciais, mas avalia que o livro não será proibido e recolhido como "Roberto Carlos em Detalhes".

"São situações completamente diferentes. O primeiro livro era uma biografia tradicional. Este agora é a história do Paulo Cesar, a visão dele sobre toda essa experiência. Os fundamentos que levaram à proibição da biografia não se aplicam neste caso. Essa é a nossa defesa."

O publisher também avalia que hoje há um clima mais favorável ao tema.


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