Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crítica - DVD

Marisa Monte registra show mais romântico da carreira

THALES DE MENEZES EDITOR-ASSISTENTE DA "ILUSTRADA"

Uma das últimas grandes vendedoras de discos no mercado fonográfico brasileiro, Marisa Monte lança um DVD gravado ao vivo que, além de certamente reforçar os números da indústria neste ano, registra um show que se destaca pelo romantismo.

"Verdade uma Ilusão - Tour 2012/2013", que sai também editado em CD de áudio, é uma feliz coleção de canções sobre namoro, paixões e vidas entrelaçadas, com arranjos envolventes para emoldurar aquilo que já se conhece: a melhor voz da MPB.

Das 17 músicas, sete são do disco mais recente, "O Que Você Quer Saber de Verdade", de 2011. O show é completado por sucessos que não costumam sair do repertório da cantora, como "Diariamente", de Nando Reis, e algumas poucas e boas surpresas.

Uma delas é Marisa cantar "E.C.T.", parceria dela com Carlinhos Brown e Nando Reis, muito conhecida pela gravação de Cássia Eller (1962-2001). Este é o primeiro registro da canção por sua autora.

Outra música estava inédita quando Marisa circulava pelo Brasil com esse show é "Dizem (Quem Me Dera)", que o coautor Arnaldo Antunes lançaria meses depois em seu álbum "Disco".

O trabalho com Antunes se sobressai. São dez músicas escritas pelos dois, algumas com reforço de Carlinhos Brown, remetendo às canções do trio no projeto "Tribalistas".

Nas parcerias com Antunes fica mais forte o viés romântico da apresentação.

Está explícito em "Amar Alguém" ("Amar alguém só pode fazer bem") e "Ainda Bem" ("Ainda bem/ que agora encontrei você/ eu realmente não sei/ o que eu fiz para merecer você").

O maior mérito da cantora é, mais uma vez, produzir um show (e DVD) que ganha vida independente do disco de estúdio que veio antes. Com novos e bons arranjos, tudo soa meio novidade.

Marisa registrou visualmente todas as suas turnês --este é seu sexto DVD-- e segue buscando cenários e iluminação sofisticados. O jogo de luz e sombras já é uma marca registrada dela no palco.

Musicalmente, a força de seu som ao vivo passa pelo parceiro Dadi (ele é quase um "quarto" Tribalista) e pelo "power trio" que ela busca regularmente na Nação Zumbi: Lucio Maia (guitarra), Dengue (baixo) e Pupillo (bateria).

Um show impecável, para ser visto mais de uma vez.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página