Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Filósofo de Harvard discute ética e política hoje em SP

Michael Sandel se apresenta no ciclo de debates Fronteiras do Pensamento

Professor americano é autor de 'O Que o Dinheiro Não Compra' e de 'Justiça - O Que É Fazer a Coisa Certa'

IARA BIDERMAN DE SÃO PAULO

Michael Sandel, 61, o professor mais popular da Universidade Harvard atualmente, é o segundo best-seller a se apresentar na oitava edição do ciclo de palestras Fronteiras do Pensamento.

Aberto em São Paulo no último dia 14 pelo escritor anglo-indiano Salman Rushdie, o Fronteiras dá prosseguimento a sua programação paulistana com a conferência de Sandel nesta quarta (28), às 20h30.

O americano, professor de filosofia política, alcançou a celebridade com o seu curso sobre justiça, visto por mais de 12 milhões de pessoas na internet.

As aulas se transformaram em série de TV e no livro "Justiça "" O Que É Fazer a Coisa Certa". Na sequência, ele lançou "O Que o Dinheiro Não Compra "" Os Limites Morais de Mercado".

Os dois livros, publicados no Brasil pela editora Civilização Brasileira, tratam dos dilemas morais e éticos da sociedade contemporânea a partir de exemplos próximos ao dia a dia de seus leitores --da questão de cotas na universidade ao jeitinho para furar uma fila.

"Em todas as palestras que dá, Sandel faz questões incômodas e desafia o público a respondê-las", diz Fernando Schüler, curador do Fronteiras do Pensamento, que, nesta edição, tem como tema a reinvenção do mundo.

Na palestra desta noite, o professor de Harvard pretende discutir a importância dos valores éticos para o debate político.

"Vivemos uma época de muita frustração em relação aos regimes democráticos, aos partidos e à política em geral. Uma das razões é que o discurso político é vazio, não trata das questões que realmente preocupam os cidadãos", diz Sandel à Folha.

Para demonstrar como os dilemas da democracia podem ser enfrentados do ponto de vista dos valores e da ética, o professor vai falar de assuntos recentes e caros ao público brasileiro.

O uso do dinheiro público na construção de estádios para a Copa é um deles, conta Sandel. A questão da corrupção é outro "hot topic" que fará parte da conferência.

"A corrupção é uma das maiores questões éticas da atualidade, no Brasil e no mundo todo. Quero falar sobre como ela mina a confiança dos cidadãos no governo, o que pode ser fatal para a democracia", afirma.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página