Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Marlon Brando vive personagem sedutor em filme da Coleção Folha

Longa 'Vidas em Fuga' está no livro-DVD que sai neste domingo

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Marlon Brando encarna um homem rebelde e sedutor, personagem que criou para si na década de 1950 e que sustentou por algum tempo, em "Vidas em Fuga", terceiro livro-DVD da Coleção Folha Grandes Astros do Cinema, que vai às bancas neste domingo (1º/6).

No filme de 1960, Brando (1924-2004) é Xavier, um músico do Sul profundo dos Estados Unidos que tenta recomeçar a vida numa cidade pequena. Mas as coisas não serão fáceis. Trata-se de uma cidade atrasada e moralista, onde forasteiros, mulheres e negros não têm voz, às vezes, sequer vida.

Numa entrevista que aparece como extra do DVD, o diretor Sidney Lumet (1924-2011) --indicado cinco vezes ao Oscar entre os anos 1950 e 1980 e vencedor do prêmio honorário em 2005--, diz ter feito o filme quando ainda havia segregação racial naquela região, e que, por ter um elenco multirracial, teve que rodar o longa em Nova York.

O clima de tragédia paira inevitável e, para a construção do papel dramático, Brando valeu-se de conflitos de infância, método que usaria ao longo da carreira e que seria seguido por nomes como Paul Newman (1925-2008) e James Dean (1931-1955).

"Brando agrega a perturbação da sua vida, o fato de ser um ator conflituoso, a esse personagem. Deixa de ser mais uma figura só de imagem, muito formatada pela publicidade," explica o editor da coleção, Cássio Starling Carlos.

No longa de alma teatral --afinal, baseia-se numa peça de Tennessee Williams (1911-1983)--, Marlon Brando contracena com três grandes atrizes: Anna Magnani --vencedora do Oscar e diva do cinema por filmes com os italianos Fellini, Pasolini, Roberto Rossellini, Luchino Visconti e o francês Jean Renoir--, Joanne Woodward, e Maureen Stapleton.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página