Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Humphrey Bogart é barqueiro em livro-DVD da Coleção Folha

Ator protagoniza comédia romântica 'Uma Aventura na África'

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um barqueiro grosseiro e uma donzela solteirona descem corredeiras velozes na África. Eles cavam uma pequena vitória numa batalha contra a Alemanha, na Primeira Guerra Mundial, no quarto livro-DVD da Coleção Folha, "Uma Aventura na África".

O volume é dedicado ao ator Humphrey Bogart (1899-1957), que, pelo papel no filme de 1951, levou o Oscar de melhor ator. Sua carreira teve muitos outros tipos memoráveis, como o de "Casablanca" (1942). "[O papel] define um tipo de masculinidade até hoje admirada e imitada como arquétipo", escreve o crítico Cássio Starling Carlos, editor da coleção.

Bogart ocupa o primeiro lugar na lista masculina das lendas do cinema dos EUA compilada pelo American Film Institute em 1999. Destacou-se em papéis marginais em filmes "noir", mas a carreira inclui um rol enorme de tipos.

Até grosseirões divertidos, como o encarnado no quarto volume da Coleção. Na comédia romântica, Bogart encontra uma protagonista à sua altura: Katharine Hepburn (1907-2003, volume 12 da Coleção), também a primeira na lista de lendas femininas.

A atriz faz uma solteirona em missão evangelizadora na África que, no começo da guerra, se vê sozinha e tendo que confiar sua vida ao capitão de um pequeno barco.

O divertido filme tem direção de John Huston (1906-1987), com quem Bogart também trabalhou em "O Tesouro de Sierra Madre" (1948).

O longa deu ao cineasta duas estatuetas do Oscar, de direção e roteiro adaptado.

Para Starling, o passado do diretor como roteirista fez dele um dos mais completos narradores do cinema. "Um criador que conhece os recursos e é também um entusiasmado observador das forças e fragilidades humanas."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página