Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel das letras

MARCO RODRIGO ALMEIDA (INTERINO)
marco.almeida@grupofolha.com.br

A volta do Lobisomem

Herdeiros de José Cândido de Carvalho (1914-1989) vão celebrar o centenário do escritor em nova casa. Antes na editora José Olympio, alguns dos principais títulos do autor passarão a ser publicados pela Companhia das Letras. O clássico "O Coronel e o Lobisomem", lançado originalmente em 1964, terá nova edição ainda neste ano. A Companhia planeja também duas coletâneas: uma com as histórias "Um Ninho" e "Porque Lulu" (2015) e outra com contos e crônicas (2016). No formato de e-book, deve lançar uma seleção de perfis jornalísticos e o primeiro romance do escritor, "Olha para o Céu, Frederico!", de 1939. Os filhos de José Cândido têm ainda planos de editar "O Rei Baltazar", romance inédito e inacabado do autor.

// Planos municipais

São Paulo é palco nesta próxima semana de dois importantes eventos sobre o universo da leitura e o mercado editorial.

Nesta segunda (dia 9), a Câmara Municipal realiza debate sobre o Plano Municipal do Livro e Leitura, projeto do vereador Antonio Donato (PT). Uma das metas é garantir um orçamento específico para o fomento de bibliotecas, pesquisas literárias e capacitação de professores.

De segunda a sexta (dia 13), a Câmara Brasileira do Livro promove encontro de convidados internacionais com editores e livreiros brasileiros. Estarão em São Paulo o editor sueco Styrbjorn Gustafsson, a jornalista francesa Anne-Laure Walter e o jornalista colombiano Julio César Guzmán.

// Clássico repaginado

"A Besta Humana", romance do francês Émile Zola publicado em 1890, vai integrar a coleção de clássicos comentados da editora Zahar. O livro terá ilustrações de uma edição francesa de 1906, "Obras Completas Ilustradas de Émile Zola".

O editor Jorge Bastos assina a tradução, notas e apresentação do trabalho.

A coleção Clássicos Zahar já publicou, sempre em edições em capa dura e repleta de comentários, "Os Três Mosqueteiros" (Alexandre Dumas), "O Corcunda de Notre Dame" (Victor Hugo) e "Os Maias" (Eça de Queiroz).

// Gol de letra

O jornal inglês "The Guardian" publicou na última quinta (dia 5) um artigo sobre a boa leva de livros brasileiros contemporâneos publicados recentemente em inglês.

O texto foi assinado por Ángel Gurría-Quintana, jornalista mexicano que é curador da FlipSide, versão britânica da Flip brasileira.

Aproveitando o clima de Copa do Mundo, o curador diz que o talento brasileiro não se resume ao futebol. Ele cita tanto jovens autores (Michel Laub, Daniel Galera, Paulo Scott) quanto veteranos (Chico Buarque, Milton Hatoum, Cristovão Tezza).

Ao comentar "O Drible", romance de Sérgio Rodrigues sobre um velho cronista de futebol, Gurría-Quintana escreveu que o livro iguala as façanhas de jogadores como Didi, Zidane e Falcão à prosa pirotécnica de Nabokov.

-

Contos O crítico de cinema da Folha Inácio Araujo lança o livro "Urgentes Providências para o Fim do Mundo", coletânea de 13 histórias com um pé no realismo fantástico. O livro sai em agosto pela Iluminuras.

Mistério Bernardo Kucinski se aventura pela ficção em "Alice: Não Mais que de Repente", que a Rocco lança em julho. O romance retrata um crime ocorrido na USP.

Redação O Instituto Brasileiro de Ação e Cidadania promove um concurso internacional de literatura e redação. As categorias incluem conto, poesia e biografia. Podem participar estudantes e escritores de países de língua portuguesa.

Redação 2 Os trabalhos deverão ser enviados até 15 de julho. Regulamento e prêmios estão no site www.concursoliterariohjs.com.br.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página