Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Festival de Inverno abre com a 'Nona' de Beethoven

45ª edição, que começa no dia 5 em Campos do Jordão, terá 88 atrações

Os pianistas Jean-Louis Steuerman e Arnaldo Cohen e o trompista Stefan Dohr são alguns dos destaques deste ano

GISLAINE GUTIERRE DE SÃO PAULO

Com um "blockbuster" da música clássica, a "Nona" de Beethoven, a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) vai abrir o Festival de Inverno de Campos do Jordão no dia 5 de julho, no auditório Claudio Santoro.

O concerto, regido pela titular Marin Alsop, também será realizado nos dias 3, 4 e 6 de julho na Sala São Paulo.

A 45ª edição terá 88 atrações e contará com mais de dez pianistas. "É coincidência serem tantos", diz o coordenador artístico-pedagógico do festival, Fábio Zanon.

Os destaques são Arnaldo Cohen e Jean-Louis Steuerman (leia quadro ao lado) e o russo Kirill Gerstein, que fará um recital e um concerto com a Osesp.

Dois compositores terão seus nascimentos lembrados no festival: serão cem anos do brasileiro Guerra-Peixe e 150 do alemão Richard Strauss. "Demos predominância a eles, mas não a ponto de aparecerem de forma repetitiva, senão pareceriam aulas. A ideia é que as pessoas saiam de casa para se divertirem, para verem concertaços'", diz Zanon.

O coordenador salienta que John Neschling vai reger a Sinfônica Municipal em uma obra famosa de Strauss, o poema sinfônico "Assim Falou Zaratustra".

E, entre outras atrações, o primeiro trompista da Filarmônica de Berlim, o alemão Stefan Dohr, vai executar o "Concerto nº 1" para o instrumento, do compositor.

O time de maestros do festival terá,além de Neschling, Roberto Minczuk, Luiz Fernando Malheiro, Marcelo Lehninger, Cláudio Cruz e Fabio Mechetti.

O festival ainda terá apresentações gratuitas na praça do Capivari e no Espaço Cultural Dr. Além, onde se concentrarão parte dos concertos dos bolsistas. Nesta edição, o festival recebe 145 alunos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página