Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Eli Wallach, o vilão dos faroestes, morre aos 98 anos em Nova York

Intérprete de Don Altobello em 'O Poderoso Chefão 3' é lembrado por seus papéis de bandido

Artista trabalhou por quase 70 anos no teatro e no cinema e foi um dos criadores do famoso Actors Studio

ANDRÉ BARCINSKI ESPECIAL PARA A FOLHA

Eli Wallach, o ator norte-americano mais conhecido no cinema por papéis de bandido em faroestes como "Sete Homens e Um Destino" (1960) e por interpretar o mafioso Don Altobello em "O Poderoso Chefão 3" (1990), morreu na terça-feira (24) em Nova York, aos 98 anos.

A causa da morte não foi divulgada. Wallach, que era casado há 66 anos com a atriz Anne Jackson, 87, teve uma carreira de quase 70 anos no teatro e fez cerca de 90 filmes para cinema, além de dezenas de participações em séries e filmes para TV.

Dizia que seus papeis no cinema e teatro eram bem diferentes. No teatro, costumava interpretar homens tímidos e melancólicos, enquanto no cinema, fez "mais bandidos, ladrões, ditadores, molestadores e mafiosos do que se poderia imaginar".

Nascido em Nova York em 1915, em uma família judia de imigrantes poloneses, Wallach queria ser professor. Passou cinco anos no exército norte-americano durante a Segunda Guerra.

Em 1947, foi um dos criadores do Actors Studio, o famoso estúdio em Nova York que reunia atores e dramaturgos para desenvolver as técnicas de interpretação criadas pelo russo Constantin Stanislavski.

Logo em sua estreia no cinema, em "Baby Doll" (1956), de Elia Kazan, baseado numa peça de Tennessee Williams, Wallach causou polêmica ao interpretar um homem malicioso que tentava seduzir uma virgem, noiva de um rival. Em seu filme seguinte, "The Lineup", de Don Siegel, Wallach fez um bandido psicopata. O personagem era tão mau que empurrava um cadeirante de uma varanda para sua morte.

A partir dali, os papeis de bandido se acumularam: em 1960, fez um bandido mexicano que aterroriza um vilarejo e é enfrentado por sete caubóis --incluindo Charles Bronson, Yul Brinner, James Coburn e Steve McQueen-- em "Sete Homens e Um Destino", de John Sturges.

Em 1966, enfrentou Clint Eastwood e Lee Van Cleef em "Três Homens em Conflito", o faroeste sádico e existencialista de Sergio Leone. Wallach trabalhou com diretores importantes como John Huston ("Os Desajustados", 1961) e William Wyler ("Como Roubar Um Milhão de Dólares", 1966).

Seu último papel no cinema foi em "Wall Street "" O Dinheiro Nunca Dorme" (2010), de Oliver Stone, mas plateias mais novas certamente o recordarão como Don Altobello, o mafioso que morre ao comer um canolli envenenado em "O Poderoso Chefão 3", de Francis Ford Coppola.

Em 2010, Wallach, que nunca foi sequer indicado a um Oscar, ganhou um Oscar honorário pelo conjunto de sua obra.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página