Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
Público dos cinemas aumenta no início da Copa e cai no mata-mata
Grandes lançamentos foram antecipados por causa do Mundial
Nas primeiras duas semanas da Copa do Mundo, surpresa: os cinemas brasileiros receberam 25% mais de público do que no mesmo período de 2013 segundo o Filme B, site que reúne informações sobre o mercado.
Quando o Mundial chegou ao mata-mata, as previsões dos exibidores se confirmaram: os jogos ofuscaram os filmes em cartaz, até mesmo os blockbusters "A Culpa É das Estrelas", "Como Treinar seu Dragão 2" e "Malévola".
No fim de semana do dia 28, enquanto Brasil disputava contra o Chile, a queda nas bilheterias foi de 22% em relação à semana anterior, com o faturamento caindo de R$ 27 milhões para R$ 21 milhões.
A partir do fim de semana do dia 5 de julho o setor registrou mais queda: o faturamento das 20 maiores bilheterias no país encolheu outros 8%. A previsão é de que o resultado seja fraco no próximo fim de semana, que concentra os últimos jogos no sábado e no domingo, dias de maior movimento nas salas de cinema.
"O mercado sabia que seria um período complicado e antecipou os lançamentos", diz Paulo Sergio Almeida, diretor do portal Filme B. "No começo da Copa, quando nem todos os jogos caíram no fim de semana, o cinema segurou."
MULHERES E CRIANÇAS
Junho e julho são meses que abrigam os principais lançamentos do ano, porque coincidem com o período de férias de verão no hemisfério norte. Os blockbusters "Noé", "Rio 2", "Godzilla" e as franquias de super-herói "X-Men: Dias de um Futuro Esquecido" e "O Espetacular Homem-Aranha 2" vieram bem antes da Copa.
"A Culpa É das Estrelas" e "Malévola" foram lançados pouco antes, e "Como Treinar...", no meio do torneio. Mas interessam a nichos menos afeitos aos jogos: os dois primeiros, entre mulheres, e o terceiro, entre crianças.
Foram esses três filmes que garantiram a boa renda no início da Copa, segundo Paulo Lui, presidente da Feneec (Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas). "Tiveram um bom boca a boca e investiam num perfil que vai contra a corrente dos jogos", diz.
Os três continuam entre os mais assistidos. Em três semanas, "Como Treinar..." arrecadou R$ 36,2 milhões e foi visto por 2,8 milhões de pessoas. "A Culpa..." levou 4,8 milhões de pessoas ao cinema e abocanhou R$ 55,7 milhões.
"Malévola", em seis semanas, teve 5 milhões de público e R$ 66 milhões de renda.
Entre as estreias desta quinta (10) não há blockbusters.
Segundo Lui, "Transformers: A Era da Extinção", programado para entrar em cartaz no dia 17 e adiado por causa da Copa, é uma das apostas para alavancar a renda, assim como "Planeta dos Macacos: O Confronto" e "Guardiões da Galáxia".