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Peça premiada luta para atrair o público

'A Gentleman's Guide to Love & Murder' ganhou o Tony de melhor musical, mas sofre com prejuízo na Broadway

Sem grandes nomes no elenco, espetáculo em cartaz em Nova York lembra opereta com humor antiquado

PATRICK HEALY DO 'NEW YORK TIMES'

O produtor da Broadway Joey Parnes passou meses mantendo o otimismo nas reuniões para discutir a publicidade de seu musical de US$ 7,5 milhões (R$ 16,6 milhões), "A Gentleman's Guide to Love & Murder", que estava tendo prejuízo.

A grande aposta de Parnes --de que um prêmio Tony, em 8 de junho, poderia promover uma virada total nessa situação-- ainda demoraria para ser posta à prova.

Houve semanas com lucros, mas Parney não pagou nada aos investidores. Em vez disso, usou o dinheiro em um fundo de reserva para anúncios, caso o musical recebesse várias indicações ao Tony, a premiação mais importante do teatro americano.

Foi o que aconteceu: "Gentleman's Guide" foi indicado em dez categorias, mais que qualquer outro show. E Parnes chegou à reunião da semana passada com a agência de publicidade de entretenimento SpotCo com um Tony de melhor musical nas mãos.

Comédia inteligente sobre um herdeiro britânico levado a cometer assassinato, "Gentleman's Guide" é um caso que poderá testar o impacto positivo de se ganhar o prêmio máximo do Tony na categoria, o de melhor musical.

A realidade, contudo, é que o futuro de "Gentleman's Guide" é mais complicado que o da maioria dos musicais vencedores anteriores.

O show está tendo menos repercussão que premiados em outros anos e não conta com uma base garantida de espectadores como tiveram "Memphis", que atraiu um público negro, e "In the Heights", que agradou ao público hispânico.

Talvez a maior dificuldade esteja no fato de "Gentleman's Guide" lembrar uma opereta de Gilbert e Sullivan (autores do século 19), por vezes afetada, com senso de humor antiquado, roteiro cheio de jogos de palavras e sem grandes nomes no elenco.

"Quem está curtindo realmente o musical é o público de mulheres brancas na casa dos 50 e 60 anos, de classe média, que gostam de coisas que não sejam muito ousadas", disse Stephanie Lee, presidente da Group Sales Box Office, uma grande agência de venda de ingressos de shows da Broadway.

Mas, em vez de tentar divulgar o musical junto a turistas e outros espectadores usando uma mensagem totalmente nova, os produtores de "Gentleman's Guide" pretendem publicar anúncios na BBC.com, na esperança de atrair espectadores da série "Downton Abbey".

Parnes rejeita a palavra "opereta" e vê seu espetáculo como muito mais que isso: a comédia musical nova mais divertida da temporada, com atuação central surpreendente de Jefferson Mays, que troca de figurino com enorme agilidade para representar oito papéis diferentes.

Os novos anúncios reforçam o timing cômico de "Gentleman's Guide" e também vão procurar reforçar um elemento reconhecível do musical --um esquema de cores baseado no laranja--, do mesmo modo que o verde faz muitos espectadores pensarem no sucesso "Wicked".


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