Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Show de Elza Soares celebra o centenário de Lupicínio

Cantora presta homenagem a autor de seu primeiro single, lançado em 1960

Data também é marcada com a reestreia de 'Vingança', espetáculo musical de 2013 com canções do compositor

FERNANDA REIS DE SÃO PAULO

O centenário de Lupicínio Rodrigues (1914-1974), compositor de marchinhas e sambas, será marcado por dois eventos em São Paulo nas próximas semanas.

Nesta quinta (10), Elza Soares apresenta no Sesc Santana um show composto inteiramente pelo repertório do autor de um dos maiores sucessos da cantora, "Se Acaso Você Chegasse", seu primeiro single, lançado em 1960.

Elza conta que, para escolher as 17 músicas que compõem o show, ouviu Jamelão (1913-2008), um dos intérpretes mais importantes de Lupicínio, durante um mês. "Cara, como eu chorei ouvindo a voz do Jamelão", diz.

A cantora diz que as canções de Lupicínio, por serem românticas, a deixam emocionada. "Sou a mulher do amor. Tudo o que fala profundamente de amor, cara, me leva", diz. "O show não é Elza canta Lupicínio'. É Elza canta e chora Lupicínio'."

Entre as músicas selecionadas estão "Cadeira Vazia", "Esses Moços", "Quem Há de Dizer" e "Se Acaso Você Chegasse", já cantadas por Elza. Outras composições foram descobertas pela cantora durante a pesquisa. "Descobri uma que se chama Caixa de Ódio', que não conhecia e é forte demais."

Elza conta que procurou dar arranjos mais modernos às canções, "para que a garotada fosse ver o show". "Montei uma banda jovem linda. É uma meninada tocando Lupicínio como se fossem veteranos", diz.

O show, que será apresentado em agosto no Rio de Janeiro, no Teatro Rival, será gravado e dará origem a um DVD e a um disco.

TEATRO

O espetáculo musical "Vingança", que estreou em São Paulo no ano passado, entra novamente em cartaz na próxima semana.

A peça, escrita por Anna Toledo e dirigida por André Dias, retrata três triângulos amorosos, costurados por canções de Lupicínio --entre elas "Vingança", que dá título ao espetáculo.

A autora, que também atua na peça, conta que queria explorar o potencial dramático do gênero musical samba-canção e das canções de Lupicínio, em particular.

"As composições dele são de uma franqueza acachapante. Elas têm humor, drama, o patético, o sublime, tudo junto. É um material muito bom para um intérprete, seja ator ou cantor", afirma.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página