Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mastroianni é trapaceiro em filme da Coleção Folha

'O Assassino' vai às bancas no domingo

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

No domingo (20), a Coleção Folha Grandes Astros do Cinema leva às bancas "O Assassino", filme protagonizado pelo ator Marcello Mastroianni (1924-1996).

O engenhoso roteiro mescla a tradição cômica italiana com elementos de crônica de costumes e de filme policial. Trata-se do primeiro longa de Elio Petri, que viria a construir uma sólida carreira de filmes políticos, como "Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita", premiado com o Oscar de filme estrangeiro em 1971.

No filme da coleção, Mastroianni interpreta um dono de antiquário acostumado a trapaças na vida, que, a certa altura, torna-se o principal suspeito pela morte de sua amante. Na relação que se estabelece com a polícia truculenta, há muito de inspiração na literatura de Franz Kafka e Albert Camus.

A interpretação de Mastroianni como o principal suspeito é contida e precisa, uma constante em seus mais de 140 papéis no cinema, sob a direção de praticamente todos os grandes nomes do cinema italiano, como Federico Fellini (1920-1993), Michelangelo Antonioni (1912-2007), Mario Monicelli (1915-2010) e Luchino Visconti (1906-1976).

Esse grande rol de personagens rendeu ao ator três indicações ao Oscar, um recorde para atores estrangeiros.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página