Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Flip 2014

Festa paralela socorre os sem-ingressos

Atrações extraoficiais, com debates e oficinas, são opções para quem não conseguiu vaga nas mesas principais

Atividades fora das tendas centrais do evento terão músicos, cartunistas e atores e diretores da Globo

DE SÃO PAULO

Ficou sem ingressos para a programação oficial da Flip? Não tem problema. É possível montar um cronograma repleto de atividades culturais sem nem passar perto da tenda principal da festa literária de Paraty (RJ).

Diversos espaços da cidade oferecem debates --alguns com os mesmos convidados da Tenda dos Autores--, exposições e oficinas sobre os mais variados assuntos.

A própria Flip promove, na Casa da Cultura, mesas sobre políticas culturais, poesia e ditadura na já tradicional mostra paralela FlipMais.

Homenageado desta edição do festival, Millôr Fernandes (1923-2012) será relembrado em conversa entre o humorista Reinaldo, que também abre a programação oficial da festa, na quarta (30), e o cartunista Chico Caruso.

O centenário do poeta mexicano Octavio Paz (1914-1998) e haicais são outros dos destaques da FlipMais.

Uma opção mais pop no lado B da Flip é a Casa do Autor Roteirista, que chega agora a sua segunda edição. Com curadoria de Newton Cannito (série "9mm: São Paulo") e Thelma Guedes (coautora da telenovela "Cordel Encantado"), o evento tem como foco debater a escrita para teatro, cinema e TV. A casa terá como convidados os atores Lima Duarte e Marcos Caruso e o roteirista Silvio de Abreu.

Bráulio Pedroso (1931-1990), autor da versão original da novela "O Rebu" (1974, TV Globo), será o roteirista homenageado desta edição.

O espaço também irá abrigar oficinas para criação de textos. Numa delas, os alunos serão estimulados a criar um curta-metragem de terror.

"Queremos incentivar essa prática da fabulação que anda um tanto perdida, mostrar que todos podem dramatizar a vida e contar histórias", diz Cannito. "Não é um privilégio apenas dos roteiristas da Globo", completa.

Na Casa IMS, promovida pelo Instituto Moreira Salles, o destaque será o lançamento do livro "Millôr 100 + 100: Desenhos e Frases", organizado por Sérgio Augusto e Cássio Loredano, e a exposição com trabalhos extraídos do volume. O IMS realiza encontros com alguns dos convidados da programação oficial, como Cacá Diegues e o colunista da Folha Antonio Prata.

Já o Itaú Cultural apresenta pesquisas sobre a repercussão da literatura brasileira e a 17ª edição da "Revista Observatório Itaú Cultural".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página