Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel das Letras

MARCO RODRIGO ALMEIDA (interino) - marco.almeida@grupofolha.com.br

Campeões de venda

Gregorio Duvivier e Eliane Brum foram os autores que mais venderam livros nos dois primeiros dias da tenda da Livraria Travessa, parceira oficial da Flip. Duvivier teve ligeira vantagem --sua coletânea de poemas "Ligue os Pontos" vendeu 133 exemplares. Já "Meus Desacontecimentos", de Brum, teve 116 compradores. Os dois participaram, ao lado do poeta Charles Peixoto, da primeira mesa da Flip 2014.

No ano passado, a campeã inicial de vendas também foi uma poeta (Bruna Beber) do primeiro debate. Nas três livrarias de Paraty, livros de Millôr Fernandes e do suíço Joël Dicker ("A Verdade sobre o Caso Harry Quebert") foram os mais procurados.

-

// Caravana Anti-Amazon

Sensação de crítica e público em vários países, Joël Dicker se juntou ao grupo de escritores (Paul Auster e Stephen King, por exemplo) que faz críticas à Amazon. Nos últimos meses, aumentaram as acusações contra a varejista on-line norte-americana por chantagem em suas práticas comerciais e abuso de posição dominante.

"A Amazon trouxe algumas vantagens maravilhosas, mas também é muito perigosa. Ela pode acabar com o mercado, com as editoras. Pode nivelar o mercado por baixo", disse o autor à Folha em Paraty.

-

GELADO Esboço de expedição do britânico Ernest Shackleton (1874-1922) à Antártica coletado em "Um Império do Gelo", de Edward J. Larson, sobre viagens de exploradores. O livro sai em 2015, pela L&PM.

-

// Leitura on-line

Tema constante em diversas mesas da programação paralela da festa literária, os programas de incentivo à leitura ganharão reforço. Na próxima quinta-feira (7) será lançado em São Paulo o site do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas. A meta é que os internautas participem da formação do projeto. O plano pretende ampliar o acesso à leitura, aumentar a integração entre escolas e bibliotecas e capacitar professores.

-

O nome dela é Gal O jornalista americano David Carr ficou encantado com o show de Gal Costa na abertura da Flip. Elogiou muito a presença de palco da cantora e fez inúmeras perguntas à organização do festival sobre ela. Não entendeu como pôde desconhecer a carreira dela por tanto tempo.

Tempos de Paz A "Revista de História da Biblioteca Nacional" de agosto traz tradução inédita do discurso do mexicano Octavio Paz (1914-1998) quando recebeu o prêmio Nobel de Literatura em 1990. No texto, o escritor mexicano, que completaria 100 anos em 2014, falou sobre a modernidade e a relação com o tempo.

Tempos de Paz 2 "O presente pede reflexão global e mais rigorosa", diz um dos trechos do discurso de Paz. O autor foi homenageado em uma mesa realizada nesta sexta (1) na programação paralela da Flip.

Cachaça Millôr Na Flip só se fala em Millôr Fernandes, homenageado do ano. Mas alguns também estão bebendo o artista. A organização distribuiu aos autores convidados uma famosa cachaça local, a Maria Izabel. O rótulo traz o nome de Millôr e citação de William Shakespeare (em tradução, algo como: "Espírito, amplia o desejo, mas inibe a performance).

Cachaça Millôr 2 A ideia da bebida, dada por Ivan, filho de Millôr, agradou. Já se pensa em adotá-la com futuros homenageados da Flip.

Guerra dos pockets A editora LeYa publica no meio de agosto, em edição limitada, um box com os cinco livros de "As Crônicas de Gelo e Fogo", de George R. R. Martin: "A Guerra dos Tronos", "A Fúria dos Reis", "A Tormenta de Espadas", "O Festim dos Corvos" e "A Dança dos Dragões". Os livros venderam 30 milhões no mundo, sendo 2 mi só no Brasil.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página