Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Spielberg e Ridley Scott vão adaptar game para seriados

Cineastas veteranos comandam projetos baseados em jogo de tiro espacial

Franquia de videogame 'Halo', que já vendeu mais de 55 milhões de cópias, terá versão para televisão e celular

ALEXANDRE ORRICO EDITOR-ASSISTENTE DE MERCADO/TEC

"Halo", franquia de games de tiro espacial que vendeu mais de 55 milhões de cópias desde 2001, está prestes a se tornar seriados pelas mãos de dois cineastas veteranos na área de ficção científica: Steven Spielberg e Ridley Scott.

Os diretores de "E.T." e "Alien" vão cuidar de dois projetos distintos. Spielberg produzirá uma série de TV baseada no jogo, que será dirigida por Neill Blomkamp ("Elysium" e "Distrito 9").

Já Scott comandará "Halo: Nightfall", série com direção de Sergio Mimica-Gezzan ("Battlestar Galactica"), que tem como objetivo introduzir o novo protagonista de "Halo 5: Guardians", jogo que deve ser lançado no ano que vem. Mike Colter ("The Good Wife") viverá o personagem, um soldado chamado Locke.

"Filmamos com se fosse um longa-metragem, mas Nightfall' será separado em capítulos", explica Colter, que diz não ter intimidade com os games. "Estou aprendendo, o universo é muito rico."

Os episódios só poderão ser assistidos por celulares com a plataforma Windows Phone ou pelo console de videogames Xbox One, da Microsoft, dona da franquia "Halo". "Nightfall" estreia no fim do ano e a série de Spielberg deve sair no ano que vem.

As produções tentam aproveitar e ampliar o sucesso de "Halo 4: Forward Unto Dawn", uma minissérie on-line lançada para promover o game "Halo 4", de 2012.

Os programas seguem o rastro de sucesso deixado por séries como "House of Cards", da Netflix, e tentam colocar o Xbox One como concentrador de mídia e gerador de conteúdo, algo prometido pela Microsoft mas nunca totalmente entregue ou aceito pelos usuários do console.

Os projetos de Spielberg e Scott não serão as primeiras adaptações para a tela do jogo. Em meados dos anos 2000, o estúdio 20th Century Fox estava desenvolvendo uma adaptação para o cinema de "Halo", com Peter Jackson ("O Senhor dos Anéis"), mas o projeto não decolou.

GUERRA ESTELAR

O primeiro jogo da franquia foi lançado em 2001.

O sucesso fez com o que o game ganhasse adaptações para quadrinhos e literatura, além de diversos outros produtos licenciados.

A trama de "Halo" gira em torno de uma grande guerra interestelar entre a humanidade e uma aliança alienígena conhecida como Covenant. A última versão do jogo, "Halo 4", vendeu US$ 300 milhões na primeira semana de lançamento e quase dez milhões de cópias ao total.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página