Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Marcus Miller passa lições de Miles a músicos jovens

Contrabaixista americano se apresenta duas vezes na mesma noite em São Paulo

RONALDO EVANGELISTA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O contrabaixista Marcus Miller, 55, era um jovem músico de 20 e poucos anos quando, em 1986, compôs e arranjou para Miles Davis (1926-1991) o disco "Tutu", um dos últimos álbuns significativos do trompetista estrela do jazz.

Depois de se apresentar no Brasil em 2011 com o show "Tutu Revisited", Miller volta nesta quarta (6) a São Paulo, para dois shows na mesma noite, no Bourbon Street.

O músico vai tocar um repertório baseado em seu disco mais recente, "Renaissance", lançado no fim de 2012.

A experiência de revisitar o álbum que o uniu a um dos maiores ícones musicais do século 20 não passou batida na criação do novo trabalho, comentou Miller em entrevista à Folha. "Foi muito emocionante tocar aquelas músicas e lembrar de ver Miles e falar de música com ele todos os dias", lembrou.

"Quando resolvi fazer Tutu Revisited', a principal questão era quem eu teria na banda. Decidi que encontraria músicos jovens para trazer uma nova energia para aquela música de quase 30 anos atrás. Foi quando comecei a trabalhar com esses músicos mais jovens, e isso é algo que ainda estou fazendo até hoje."

Uma abordagem parecida com a do próprio Miles Davis, que notoriamente gostava de cercar-se de novos músicos com ideias frescas a cada nova fase para qual levava seu som.

"É", concorda Miller, "e agora eu entendo a razão. Isso mantém você energizado, coloca você em novos caminhos, faz a música evoluir. Cada geração tem algo um pouco diferente que pode tirar e oferecer para a música."

Evoluindo o próprio estilo, a sonoridade de Miller hoje é próxima à de sua fase anos 1980, reatualizada: arranjos de sopro memoráveis, banda firme e seu estilo característico de tocar contrabaixo elétrico, com slap, entre jazz e funk.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página