Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mônica Bergamo

CHUMBO VERDE

Marina Silva virou alvo do Greenpeace na campanha eleitoral. Em um vídeo que ataca todos os candidatos, mas dedica tempo especial à ex-senadora, ela é tratada pela ONG como "crente" subordinada a Eduardo Campos, apelidado de "zóiudo". Os políticos são interpretados por bonecos.

APENAS UM PUM

Na série "Camarim dos Candidatos", que será veiculada amanhã na internet, "Marina" canta para "Eduardo Campos": "Agora nós somos um, cabeça, tronco e bumbum/ Pra camada de ozônio será apenas um pum". "A crítica é corrosiva. Não dá mais para os candidatos, ano após ano, revisitarem discursos vazios que ignoram os grandes desafios socioambientais do país", diz Marcio Astrini, coordenador do Greenpeace.

HAPPY HOUR

Aécio Neves é o "mineirinho pegadô" para quem "o melhor agronegócio é mexer com álcool". "De dia vou pro barzim', de noite vou pra balada/ De dia abraço a família, de noite as namoradas/ Happy hour com assessor, festa rave bacanal", diz a música.

AMADA

Já a personagem de Dilma canta: "Já fui muito torturada, já levei muita porrada/ Fui até da luta armada, agora quero ser amada". E mais: "Meu popô tá bem quentinho e não quer esfriar não".

MODO DE USAR

Um lustre de cinco metros de altura, feito com 25 mil absorventes femininos internos, será um dos destaques da mostra "Ciclo", em cartaz no CCBB São Paulo a partir do fim de agosto. A obra "A Noiva", da portuguesa Joana Vasconcelos, foi pivô de uma polêmica em 2012 ao ser censurada pela direção do palácio de Versalhes numa exposição da artista na França.

PARCERIA

Ingrid Guimarães será a protagonista de "Carlos, o Homem Perfeito", novo longa de Marcus Baldini, diretor de "Bruna Surfistinha".

"Começaremos a filmar no início do ano que vem", diz Tatiana Quintela, da Popcorn Filmes, que produzirá a comédia em conjunto com a Damasco Filmes, de Baldini.

LONGO ALCANCE

Luiz Frias, presidente do Grupo Folha, Chico Mesquita, de "O Estado de S. Paulo", João Roberto Marinho, das Organizações Globo, e Nelson Sirotsky, do jornal "Zero Hora", vão encerrar o 10° Congresso Brasileiro de Jornais, no dia 19. Vão falar do alcance das publicações em mídias multiplataformas, de sua importância para a democracia e da força dos veículos na publicidade.

ESTREIA BRASILEIRA

O tenor Jean William vai fazer sua primeira apresentação como solista em uma ópera no Brasil. "Blue Monday", de Gershwin, será apresentada no Festival de Ópera do Teatro da Paz em Belém, nos dias 22 e 23.

SOBEL: 'TODOS FALHARAM'

A imagem do bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, de quipá, xale de orações e barba de profeta na inauguração do Templo do Rei Salomão, na semana passada, chocou alguns judeus. A polêmica se espalhou na internet.

O rabino Henry Sobel acha que foi apenas "um gesto simpático por parte de Edir. Um gesto de amizade". Diz que "o caminho de um líder religioso não é vestir o símbolo de outra religião, não é aparecer mascarado". Mas o importante seria "a tolerância ou a falta de tolerância" em relação a outras crenças. "Não sei quais são as finalidades [de Macedo], mas dou a ele o benefício da dúvida."

Estrela de um documentário exibido ontem pela TV Cultura, Sobel conversou com o repórter Morris Kachani também sobre o conflito entre Israel e Gaza. "O diálogo é imprescindível. E infelizmente as liderança de Israel e do Hamas não deixam o diálogo como algo viável. Se preocupam em matar em vez de ouvir." E acrescenta: "O Oriente Médio precisa é acabar com o fundamentalismo, o pensamento religioso radical que está predominando na região. É preciso negociar, negociar. Uma criança não é palestina ou israelense. Uma criança é uma criança".

Ele critica o primeiro-ministro de Israel. "[Binyamin] Netanyahu faz mal para Israel. Mas felizmente o Estado é maior do que sua pessoa, não podemos confundir o Estado com o governo."

Por outro lado, diz que tenta "entender o comportamento do establishment militar de Israel. Não concordo em assistir passivamente a morte dos civis em Gaza. Não concordo com bombardear escolas. Não concordo, mas compreendo". Os ataques israelenses vitimaram quase 1.900 pessoas em Gaza --408 eram crianças. Em Israel morreram três civis e 64 soldados.

"Um país submetido a ataques de foguetes tem o direito de se defender, mesmo que se interprete que estes ataques sejam relativamente ineficazes. Pode até se questionar a dimensão desta defesa, mas o direito a ela não pode ser questionado", diz.

Ele também critica a presidente Dilma Rousseff. "Quando chamou o embaixador brasileiro em Israel para consultas e criticou a política israelense, ela deveria também ter expressado sua posição sobre os ataques terroristas do Hamas." "O Hamas tem falhado, o governo de Israel tem falhado e o Itamaraty falhou", concluiu.

A VOLTA DO MALANDRO

O apresentador Rafael Cortez participou do coquetel de estreia de "Ópera do Malandro" no CCBB-SP. A releitura do espetáculo escrito por Chico Buarque, com direção de Kleber Montanheiro, conta com atuação de Erica, irmã do diretor da peça, e de Flavio Tolezani, que foi ao evento com a mulher, Natalia Gonsales. O diretor de teatro Roberto Lage também passou por lá.

BIOGRAFIA AUTORIZADA

O presidente nacional do PPS autografou exemplares no lançamento de "Roberto Freire - A Esquerda sem Dogma", biografia escrita pelo jornalista Milton Coelho da Graça, na Livraria da Vila do shopping Pátio Higienópolis. O evento reuniu o cineasta João Batista de Andrade e o deputado Márcio França (PSB-SP).

CURTO-CIRCUITO

O ator José de Abreu e outros recebem hoje comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, às 17h, em Brasília.

O espetáculo "Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos" tem sessão especial hoje, às 21h, no Teatro Faap. 12 anos.

O diretor, escritor e produtor Jia Zhang-ke ganha retrospectiva inédita no cine Caixa Cultural Belas Artes, a partir de amanhã.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página