Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ateus dos EUA lançam canal de TV on-line

Plataforma da associação American Atheists discute temas como religião, política e ciência

ISABELLE MOREIRA LIMA DE SÃO PAULO

"Queremos um país em que possamos falar sobre nossas crenças sem discriminação. Queremos um governo que seja neutro e que não nos fale de um deus em que não acreditamos. Não queremos instituições religiosas com privilégios."

Em tom inflamado, o discurso de Ronald Lindsay, presidente da ONG secular Center for Inquiry, pôde ser visto por quem quer que se interessasse na tarde do último sábado (9). O conteúdo foi transmitido pela AtheistTV (www.atheists.org/atheistTV/live), canal on-line lançado na última semana nos Estados Unidos pela associação American Atheists.

Em seu texto de apresentação, a nova emissora afirma que pretende contrabalançar a vasta programação religiosa presente na televisão.

"Desde programas sobre o Evangelho até os especiais de Natal, há um excesso de programas religiosos. Com a AtheistTV, nós estamos preenchendo um vazio: há muitos ateus curiosos e que querem mais", afirma David Silverman, presidente da American Atheists.

Segundo ele, o canal vai apresentar palestras, documentários, programas educacionais e científicos, em uma "programação consistente, de qualidade e livre de superstições voltada para adultos e crianças".

Nesta primeira fase, o conteúdo gravado e licenciado vem de associações como a Richard Dawkins Foundation, instituição comandada pelo biólogo autor de "Deus, um Delírio"; a Comunidade Ateísta de Austin; e comediantes de stand-up.

O canal informa que tem planos de transmitir conteúdo original em breve. Para isso, Liz Bronstein, produtora responsável por reality shows para canais como o Animal Planet e o Discovery, e Paul Provenza, do Showtime, foram anunciados como nomes ligados à AtheistTV.

"Queremos oferecer uma programação centrada na nossa liberdade de religião", diz Silverman.

Além do site da American Ahteist, nos Estados Unidos, o canal fica disponível no serviço de TV sob demanda e streaming Roku.

Fundada em 1963, a American Atheists defende a separação completa de estado e igreja.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página