Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Livro mostra relação entre futebol e paisagem urbana

Fotos de Leonardo Finotti e Ed Viggiani retratam campos de várzea em SP

Obra intercala imagens aéreas de campos de pelada com registros humanos, feito na altura dos olhos

BEATRIZ MONTESANTI DE SÃO PAULO MATHEUS MAGENTA EDITOR-ASSISTENTE DA "ILUSTRADA"

Parte de inúmeros aspectos da cultura brasileira, o futebol também permeia a paisagem urbana. E o resultado dessa relação entre o esporte e a cidade é tema do livro "Futebol: Urban Euphoria in Brasil", dos fotógrafos Leonardo Finotti, mineiro de Uberlândia, e Ed Viggiani, paulistano, que será lançado nesta terça-feira (19) no Brasil.

A obra, montada pelo renomado editor norueguês radicado na Suíça Lars Müller, reúne fotos áreas de campos de várzea espalhados por São Paulo, feitas por Finotti ao longo de sete anos.

Com elas, são intercaladas imagens captadas pelas lentes de Viggiani, retratando, da altura dos olhos, o futebol em regiões da cidade.

"Como meu trabalho era muito duro, Müller me perguntou se não teria outro fotógrafo com um trabalho mais humano, para a gente fazer essa relação", explica Finotti, sobre o processo de criação do livro, lançado na Europa na época da Copa do Mundo. "Foi quando eu pensei no Ed, que já tinha esse projeto pronto".

A primeira imagem captada para a série foi feita em 2007, durante um voo de helicóptero do fotógrafo para a realização de outro projeto.

Na época, Finotti percebeu que um campo de pelada, uma formação quase sempre espontânea, representava certa harmonia em meio ao caos urbano das comunidades periféricas

ESPAÇOS PÚBLICOS

Os chamados campos de várzea surgiram há décadas na cidade e, apesar do nome, nem sempre estão localizados nas áreas de planície formadas às margens de rios.

Por vezes, o termo se refere apenas a espaços vazios e abandonados, que se transformam em campinhos para jogos informais de futebol, as chamadas "peladas".

"O campo atua como um espaço público. Às vezes o único de uma comunidade", explica Finotti à Folha.

Para o fotógrafo de arquitetura, que trabalhou por dez anos em Portugal antes de retornar ao Brasil, em 2008, a estrutura do campo de várzea formada em suas fotos não está lá a princípio, mas é construída pelo olhar humano. "Com ele você vai urbanizando uma cidade informal", explica.

Assim, o trabalho de Finotti desenha uma relação entre o campo de futebol e a periferia da cidade. Ou, como explica o arquiteto e urbanista Luís Antônio Jorge em ensaio que acompanha o livro, "o futebol convida a cidade a aprender como tratar seus espaços públicos".

LENDA

Além do ensaio de Jorge, a obra conta com texto de Afonso Celso Gárcia Reis, o Afonsinho, lenda do futebol brasileiro imortalizado na canção "Meio de Campo", de Gilberto Gil.

O lançamento do livro, hoje, será acompanhado da exposição das imagens. A mostra começa nesta terça no topo do arranha-céu Mirante do Vale, maior edifício do país, localizado na região central de São Paulo. Para visitar, é preciso agendamento.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página