Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Revolucionário ao piano, Chopin é tema do 5º volume da Coleção Folha

Livro-CD com biografia do artista polonês sai no domingo, 24/8

DE SÃO PAULO

Quando o crítico musical François-Joseph Fétis (1784-1871) analisou a obra de Chopin (1810-1849), disse palavras que soariam proféticas: "Há uma renovação da forma que sem dúvida está destinada a exercer profunda influência nos futuros elementos das obras escritas para o seu instrumento".

A história de como o compositor polonês se tornou esse revolucionário ao instrumento é contada no quinto volume da Coleção Folha Mestres da Música Clássica, que chega às bancas neste domingo (24).

O livro-CD traz uma biografia escrita pelo jornalista colaborador da Folha Irineu Franco Perpetuo, para a qual o autor fez uma longa pesquisa, que incluiu a leitura de cartas de Chopin.

E o que mais lhe chamou a atenção foi a predileção de Chopin pela ópera italiana.

"Ele gostava de Bellini especialmente, de Donizetti e Rossini e recomendava a seus alunos que fossem ouvir os grandes cantores de ópera", diz Perpetuo.

O melodismo do bel canto o inspirava nas composições. "A ideia era essa, fazer o piano cantar, fazer dele uma diva da ópera", diz.

O volume ainda tem um disco com gravações do "Concerto para Piano nº 2", interpretado pela Royal Philharmonic, e os "24 Prelúdios", tocados pela pianista portuguesa Maria João Pires.

Os registros são da gravadora Deutsche Grammophon, uma das mais prestigiadas no universo da música erudita.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página