Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel das Letras

MARCO RODRIGO ALMEIDA (interino) - marco.almeida@grupofolha.com.br

Poemas mofados

A editora Record desistiu definitivamente de publicar "Poesias Nunca Publicadas de Caio Fernando Abreu". Anunciado em novembro de 2012, o livro provocou burburinho por retratar uma produção pouco conhecida da obra do consagrado contista (1948-1996). O título chegou a ser distribuído para a imprensa, mas, poucos depois, a editora cancelou o envio dos 3.000 exemplares para as livrarias, alegando erro editorial.

O motivo: as organizadoras do livro, Letícia da Costa Chaplin e Márcia Ivana de Lima e Silva, incluíram, por engano, a letra da canção "Barato Total", de Gilberto Gil, como se fosse um poema de Caio. Os versos da canção estavam transcritos em um diário do escritor. Ao detectar o erro, a Record divulgou que lançaria depois uma versão corrigida. A jornalista Paula Dip, biógrafa de Caio, chegou a revisar o livro. Mas a editora resolveu abortar de vez o projeto. "O erro impôs uma grande insegurança e inviabilizou a parceria com os organizadores ", informou a Record. A família do escritor, no entanto, ainda planeja publicar os poemas por outra editora.

-

// Outras histórias

Dois campeões de vendas de livros sobre a história do Brasil lançarão em breve seus primeiros romances para o público adulto. Para não fugir da seara em que são mais conhecidos, irão mesclar ficção e realidade nos livros.

A historiadora Mary del Priore (mais de 200 mil livros vendidos) se inspirou no triângulo amoroso entre o conde russo Maurice Haritoff, sua mulher, Nicota Breves, e a escrava Regina Angelorum no Brasil do século 19.

Como pano de fundo, vai retratar a crise do Império e o fim da escravidão. O livro deve sair em 2016, pela Planeta.

Já o jornalista Eduardo Bueno (1,3 milhão de cópias vendidas) vai recontar a história do Rio de Janeiro na saga "Carioca". O livro terá três volumes, abarcando um período entre 1502 e 2012.

A trama terá como foco cinco gerações de uma família. Personagens fictícios irão conviver com Machado de Assis e Tom Jobim, por exemplo. A editora Leya lança o primeiro volume no final do ano.

-

>> SALVE, SALVE A escritora Sylvia Orthof (1932-1997) criou em 'Ave Alegria' versos espirituosos para celebrar pequenos momentos da vida; o livro é relançado pela editora Gaia com novas ilustrações de Ellen Pestili

-

// Novo ataque

Idealizador da carta contra a Amazon assinada por 909 escritores e publicada no "New York Times" no começo de agosto, o escritor Douglas Preston promete nova investida contra a varejista on-line.

A carta, assinada por nomes como Paul Auster, James Patterson e Stephen King, exigia que a Amazon parasse de boicotar a editora Hachette e de "prejudicar a vida dos autores com os quais construiu seu negócio".

Em e-mail a outros autores, há poucos dias, Preston escreveu que a "Amazon continua sua sanção contra os livros da Hachette: 2.500 autores e mais de 7.000 títulos foram aparentemente afetados".

À Folha, Preston informou que o grupo irá anunciar uma nova ação contra a Amazon nesta segunda (15).

-

Homenagem Crônicas de Moacyr Scliar (1937-2011) publicadas na Folha entre 2008 e 2010 foram reunidas no livro "A Banda na Garagem", da editora Edelbra. O título será lançado em Porto Alegre, cidade natal do autor, nesta semana.

Homenagem 2 O escritor será tema da exposição "Moacyr Scliar - O Centauro do Bom Fim", que o Santander Cultural inaugura na capital gaúcha na próxima quarta (dia 17). O cineasta e escritor Carlos Gerbase é o curador da mostra.

Encontro A Assembleia Internacional de Editores Independentes começa na próxima quinta (dia 18) e vai até domingo (21) na Cidade do Cabo (África do Sul). Mais de 85 editores de 35 países irão debater, entre outros temas, políticas de incentivo a pequenas editoras e o mercado de livros digitais.

Encontro 2 Do Brasil estarão presentes, entre outros, Ivana Jinkings, diretora editorial da Boitempo, e Haroldo Ceravolo Sereza, presidente da Libre (Liga Brasileira de Editoras).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página