Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Nova coleção da Folha traz 20 livros sobre as duas Grandes Guerras

Os dois primeiros volumes, sobre a origem dos conflitos, vão às bancas neste domingo

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

No próximo domingo (28) serão lançados os dois primeiros livros da Coleção Folha As Grandes Guerras Mundiais. O segundo será gratuito na compra do primeiro, por R$ 17,90.

A coleção é formada por oito volumes que descrevem a Primeira Guerra Mundial, de 1914 a 1918, e outros 12 que relatam a Segunda Guerra Mundial, de 1939 a 1945.

O primeiro livro, "As Origens da Primeira Guerra", descreve como a rivalidade nos países balcânicos motivou o conflito e as razões que levaram Rússia, França e Inglaterra aliarem-se à Sérvia enquanto a Alemanha ofereceu seu apoio à Áustria.

Fotos e cartazes retratam a preparação dos países envolvidos: a convocação de civis, a requisição de animais e veículos para uso militar e os discursos pró-guerra feitos para as multidões --entre os ouvintes está Adolf Hitler.

O livro descreve o início do combate, marcado pela invasão alemã na Bélgica, até então neutra. Para frear a investida, os exércitos russo e francês aliaram-se à Força Expedicionária Britânica. Posteriormente, novos aliados --canadenses e australianos, além de soldados de países do oeste da África-- deslocaram-se para a Europa para conter o avanço dos inimigos.

As batalhas travadas em 1914 são ilustradas por mapas, cartas, manuais de instruções do exército e fotos das armas e objetos usados durante o conflito. Imagens surpreendentes dos combatentes trazem realismo ao relato e convidam o leitor a reviver os embates e momentos emocionantes como a confraternização de Natal entre soldados alemães, ingleses e franceses.

"Guerra de Trincheiras", o segundo livro da coleção, mostra a modificação nos combates no início do ano de 1915, consequência do fim do avanço dos exércitos de ambos os lados e o impasse na Frente Ocidental. O cenário de guerra passa a ser essencialmente a trincheira.

NOVAS TECNOLOGIAS

A mudança impulsiona o uso de novos instrumentos, como o periscópio de duas lentes, e acelera o desenvolvimento da tecnologia militar.

Gases tóxicos, lançados pelos alemães, são usados pela primeira vez na história, desobedecendo às leis internacionais. O desastre é documentado em telegramas, fotos e páginas de um diário.

O conflito também chega a terras inglesas, com bombardeios em cidades costeiras como Scarborough, Whitby e a região de Hartlepool.

O segundo livro da coleção relata ainda como o envolvimento total dos países afetaram a economia e a produção industrial, exigindo o envolvimento civil em grande escala. A mão de obra feminina passou a ser essencial na indústria bélica e a classe operária se fortaleceu, mas a escassez de artigos e a fome foram inevitáveis para alguns países.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página