Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mostra em São Paulo festeja Walter Carvalho

Diretor de fotografia e cineasta ganha tributo no Caixa Belas Artes por seus 35 anos de carreira

ANA ELISA FARIA DE SÃO PAULO

Nas palavras de Walter Salles, o xará e parceiro Walter Carvalho é "o grande intérprete da luz e dos rostos brasileiros".

Aos 67 anos e com sua assinatura na fotografia de mais de 70 produções cinematográficas e televisivas, entre elas os longas-metragens "Central do Brasil" e "Lavoura Arcaica", além das séries "Amores Roubados" e "O Rebu", o paraibano ri quando ouve que será homenageado pelas décadas de carreira.

"Já são 35 anos? Estou assustado, não sabia que fazia tanto tempo assim", diz, em entrevista à Folha.

A partir desta quinta-feira (2), o Caixa Belas Artes, na região central de São Paulo, recebe "A Luz (Imagem) de Walter Carvalho", mostra que celebra o trabalho do fotógrafo e cineasta com a exibição de 32 obras dirigidas ou fotografadas por ele, como "Budapeste", "Santiago", "O Céu de Suely" e "Getúlio".

"Como estou sempre começando do zero, o que passou já foi e o que virá eu não sei o que é", afirma Carvalho sobre sua trajetória, dividida entre a pequena e a grande tela. "A diferença [entre os dois meios] não está na técnica, mas no sentimento e no olhar de quem ilumina uma cena."

Após emendar um projeto na televisão no outro, Walter Carvalho retorna ao cinema na direção do documentário "Brincante", sobre o multifacetado artista pernambucano Antonio Nóbrega, selecionado para integrar a 38ª Mostra Internacional, que ocorre na capital paulista de 16 a 29/10.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página